[Fechar]

Últimas notícias

Amunorpi tem hoje mais importante reunião da história

A partir das 9h30m desta quinta-feira, dia 27, a fragmentada Associação dos Municípios do Norte Pioneiro reunirá seus 26 integrantes para o mais importante encontro da história da entidade, na sede, centro de Santo Antônio da Platina. Divididos em dois grupos de 13 prefeitos, a instituição pode sair fortalecida ou fissurada em duas facções.
Nos últimos dias, num esforço de reportagem, o npdiario conversou com os protagonistas, alguns deles por várias ocasiões, e a situação, até a noite de ontem, quarta-feira, 26, é a seguinte:
A senadora eleita Gleisi Hoffmann(PT) e o governador Beto Richa(PSDB) teriam interesse que a chapa vencedora fosse "simpática" aos seus respectivos grupos políticos, o que até agora não foi verbalizado publicamente por nenhum dos dois.
Guilherme Saliba(PPS), de Tomazina, e Efraim Bueno de Moraes(PMDB) ainda disputam nos bastidores. Só que Guilherme declarou que se afasta e não concorre a nenhum cargo na Amunorpi, mas exige afastamento também de Efraim. Porém, o prefeito de Quatiguá não aceita o que chama de "terceiro turno", "houve uma eleição e nós ganhamos, só isso", afirma.
Os prefeitos Luis Carlos Peté dos Santos (Ibaiti), Roberto Coelho (Carlópolis), Taidinho (Wenceslau Braz), Juarez Driessen(Conselheiro Mairinck) Esmair Carvalho (Jaboti) e Geraldo Garcia Molina (Figueira) manifestam tendência para a unidade.
A primeira-vice-presidente eleita Maria Ana Pombo(PT) já antecipou que abre mão pelo consenso e pede que o presidente Edão (Barra do Jacaré) também faça o mesmo.
O nome mais forte das últimas horas é o de Dartagnan Fraiz (foto), de Ribeirão do Pinhal, que teria apoio também de Renato Custódio (Japira), Israel Domingos (Salto do Itararé), Ronaldo Xavier(Andirá), Haggi Neto(Cambará), Cláudio Revelino(Joaquim Távora),Geraldo Maurício(Curiúva)< Cláudio Benetti(Pinhalão), Mársio Mainardes(Curiúva) e Tina Toneti (Jacarezinho). Se Dartagnan assumir a convocação, a Amunorpi será colada, mesmo que ainda fiquem algumas mágoas pendentes que o tempo, a amizade e, sobretudo, o espírito público dos envolvidos farão esmaecer. O atual presidente, Luis Antônio(Siqueira Campos) comanda a reunião.No próximo dia oito, ele entregará o mandato. O npdiario tornará público a decisão dos prefeitos assim que ela for emanada, até no máximo 13 horas.

Nenhum comentário

UA-102978914-2