[Fechar]

Últimas notícias

DIA O6 DE JANEIRO TEM FOLIA DE REIS EM SANTO ANTONIO DO PARAISO...
















IMAGENS DA FOLIA DE REIS DE 2008


No próximo dia 06 de janeiro, acontece em Santo Antonio do Paraíso, mais uma festa de folia de reis. A Companhia de Folia de Reis da cidade, já é conhecida em toda região, tendo, incluisve, vencido vários concursos no interior de São Paulo e Paraná.

A tradição da Folia de Reis de Santo Antonio do Paraíso já tem mais de 70 anos, que começa no final de dezembro e vai até o dia de Reis.

Com o maior prazer, posso dizer que já é o quinto ano consecutivo que acompanho o encerramento da visitação nas casas, e sua chegada, cuminando com uma grande festa, sendo sempre servido um grande jantar para todos os presentes e em seguida a viagem para Aparecida do Norte de todos os componentes da "COMPANHIA DE REIS".

E nesta quinta feira, dia 06 de janeiro, mais uma vez estarei presente ao evento, trazendo todas as imagens desta grande festa de tradição de Santo Antonio do Paraíso.


ACOMPANHE AQUI NO BLOG COMO SE REALIZA TRADICIONALMENTE A FOLIA DE REIS NO BRASIL...

No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.

Nenhum comentário

UA-102978914-2