[Fechar]

Últimas notícias

PRIMEIRA ELEIÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA NA MEMÓRIA DO SR. NELSON SOARES


Neste post, o Sr. Nelson Soares fala sobre os bastidores da primeira eleição de São Sebastião da Amoreira...
Desde o início do ano de 1952 o corre-corre dos candidatos em busca de conquistar os eleitores com relação à primeira eleição era muito mais difícil do que nos dias de hoje.
Pois um sitiante de 10 ou 20 alqueires tinha em sua propriedade três, quatro ou mais famílias. Conforme o tamanho da propriedade então aumentava o número de casas aos seus colonos. Muitas propriedades eram compostas somente de familiares onde ali viviam e trabalhava avô, pai, filhos e netos, todos esperançoso com o cultivo principalmente do café que era o produto principal na época. Também era cultivado o plantio de algodão que dava muita mão de obra a toda população, a começar das crianças a partir dos 8 anos de idade, que na colheita do algodão falavam grosso exibindo seus trocados ganho no decorrer da semana. Só a Fazenda Cachoeira, sua população era maior que o número de habitantes que havia na sede do município. Era muito grande a extensão da área territorial do município. Um exemplo das divisas territoriais de Amoreira era Assaí, Uraí, Cornélio Procópio, sendo que o Patrimônio do Cedro e Nova América da Colina também nos pertencia. Também fazia divisa com Nova Fátima, Congonhinhas, São Jerônimo da Serra que abrangia Nova Santa Barbara e Santa Cecília do Pavão. São exemplos a ser considerada a grande dificuldade dos políticos percorrerem e fazerem suas visitas eleitorais. Pois eram eles encarregados de acordo com um representante da Justiça eleitoral de procederem à qualificação e transferências de títulos eleitorais.
Então tornava-se difícil e trabalhoso a tarefa a ser cumprida percorrendo carreadores em péssimas condições de conservação. Por muitas vezes faziam esses trajetos em lombo de cavalo e sem ter a quem reclamar já tratava de uma luta para chegar ao poder.
Na próxima edição do Jornal Tribuna Popular estaremos de volta relatando os fatos de acontecimentos na vida da primeira eleição de Amoreira.


Através de relatos do senhor Nelson Soares, revivendo o passado de São Sebastião da Amoreira.

A política no passado de Amoreira-

Por Alba Carla Peres Soares


Professora Alba Carla escreve para o Jornal Tribuna popular.

Nenhum comentário

UA-102978914-2