[Fechar]

Últimas notícias

No Congresso Fiep 2012, João Arruda anuncia projetos para qualificar e incentivar práticas esportivas no país

Propostas vão obrigar a contratação de profissionais de educação física nas academias ao ar livre e criar a “Semana Olímpica” nas escolas da rede pública de ensino

O Congresso Nacional vai discutir nos próximos meses dois projetos de leis para qualificar e incentivar as práticas esportivas no país. A informação é do deputado federal João Arruda (PMDB-PR) ao participar, neste sábado (14), da solenidade de abertura do 27º Congresso Internacional de Educação Física, o Fiep 2012, que prossegue até quarta-feira (18) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

As propostas, segundo o deputado, estão sendo elaboradas em conjunto com o CREF9/PR (Conselho Regional de Educação Física do Paraná) e CONFEF (Conselho Federal de Educação Física). A primeira vai obrigar as prefeituras a contratar profissionais de educação física nas chamadas academias da saúde ao ar livre. A segunda vai criar a “Semana das Olimpíadas” nas escolas da rede pública do país.

As academias da saúde, também conhecidas como academias da terceira idade, estão cada vez mais presentes em todas nas cidades. “Precisamos avaliar a educação física como uma questão cultural do nosso país. Precisamos fazer com que todo brasileiro respeite o profissional de educação física”, disse João Arruda.

Conhecimento do esporte
Já a “Semana Olimpíca” vai criar uma espécie de cultura do esporte e garantir os legados para o país que serão criados com a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olimpícos de 2016. “Vai ser uma semana não de competição, não de jogos escolares, vai ser uma semana de reflexão sobre a importância das olimpíadas e do esporte nas nossas vidas”, adiantou o deputado.

“Não é só a quantidade de medalhas que podemos conquistar nas Olimpíadas, não é só como o Brasil vai se apresentar na Copa do Mundo, não é só os investimentos materiais que o poder público faz, mas também a questão cultural, é o resgate da cidadania”, disse. “Precisamos não só fazer o jovem praticar o esporte, mas entender o esporte e a história das olimpíadas”, completou o deputado.

João Arruda, que é vice-presidente da Frente de Apoio a Atividade Física para o Desenvolvimento Humano, disse que o esporte é sim uma grande ferramenta de transformação social. “É uma grande política pública para tirar o jovem da rua, diminuir a criminalidade e reduzir a demanda de atendimento na área de saúde”.

Redução do IR
O deputado também falou de seu projeto de lei que reduz o imposto de renda das indústrias e empresas que incentivarem a prática esportiva entre seus colaboradores. Para receber o benefício, é necessária a contratação de um profissional de educação física e um nutricionista.

A proposta, elaborada a partir da experiência de uma empresa de reciclagem de pneus na região metropolitana de Curiiba, será ampliada após um pedido do sindicato das academias de ginástica. “A lei não será apenas para colocar um profissional de educação física dentro das indústrias, mas também estabelecer a possibilidade de contrataçao de equenas academias de ginástica”, informou.

João Arruda completou o pronunciamento informando que estava no evento representando os demais deputados federais e o presidente da Frente de Atividade Física, André Figueiredo (PDT-CE). “Quero dizer que avançamos muito na educação física do nosso país e podemos avançar mais valorizando o profissional de educação física”, concluiu.

Atividades
O Congresso é a principal promoção da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) e mobiliza mais de dois mil estudantes, professores e profissionais do segmento.

Participaram da abertura o idealizador e coordenador do evento, professor Almir Gruhn, o presidente do Confef, Jorge Steinhilber, o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, o secretário executivo não parlamentar da Frente de Atividade Física, Lúcio Rogério, autoridades, estudantes, professores e prosisionais de educação física.

Além do site oficial (www.congressofiep.com), as atividades do evento serão transmitidas ao vivo pelo site do deputado (www.joaoarruda.com.br).

Nenhum comentário

UA-102978914-2