[Fechar]

Últimas notícias

Conselho Estadual do Trabalho debate reajuste para mínimo regional

Reunião do Conselho Estadual do Trabalho, na SETS, em Curitiba, debate reajuste do mínimo regional



Uma comissão tripartite do Conselho Estadual do Trabalho (CET) formada por representantes dos trabalhadores, empregadores e Governo, reuniu-se semana passada, na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) para debater sobre o aumento do salário mínimo estadual. As centrais sindicais propõem que o reajuste seja de 14,13%, paritário aos quatro grupos de ocupações formados de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Já os empregadores propõem aumento de 6,5% para o primeiro grupo, de 7,5% para o segundo e de 8,54% para o terceiro e o quarto grupos.
O diretor de pesquisas do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, apresentou uma contraproposta às propostas apresentadas pelos trabalhadores e pelos empresários, na qual o valor do reajuste é de 10,32% para todos os grupos. Segundo o diretor, “é uma proposta aceitável porque possui um valor real de aumento do salário mínimo intermediário aos valores apresentados pelas centrais e pelos empresários”.
Durante a reunião, representantes das centrais sindicais aceitaram negociar o reajuste a partir do aumento proposto pelo Ipardes. Porém, não houve nenhuma definição consensual triparte na formulação de uma proposta do valor do reajuste do salário mínimo regional. O presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Denílson Pestana da Costa, propôs à Comissão Tripartite agendar uma nova reunião, com data a ser definida, convocando todos os membros do Conselho. O objetivo, segundo o presidente, “é de se reunir quantas vezes forem necessárias até construir um acordo tripartite sobre o aumento”, diz.
Atualmente, o salário mínimo regional varia entre R$ 708,14 e R$ 817,78 e está dividido em quatro faixas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações: Grupo I: Trabalhadores da agricultura, setores florestal e pesca; Grupo II: Trabalhadores em serviços administrativos, domésticos e gerais, vendedores do comércio e trabalhadores em reparação/manutenção; Grupo III: Trabalhadores na produção de bens e serviços industriais e Grupo IV: Técnicos de nível médio.VALDIR AMARAL Imprensa/SETS (43) 84339192 (OI) (43) 8812-0080 (CLARO (43) 3525-4438 (ER/Jacarezinho) (43) 3525-0231 (ANPC Comunicações

Nenhum comentário

UA-102978914-2