[Fechar]

Últimas notícias

O que o Ibope quer esconder?



A pergunta está sendo feita, via Facebook, pelo pré-candidato do PMDB à prefeitura de Curitiba, Rafael Greca.
Segundo ele, O PMDB de Curitiba pediu o juízo da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba ordenasse ao Ibope que disponibilizasse o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da pesquisa eleitoral veiculada pela rádio CBN, o que foi concedido pelo juiz Marcelo Wallbach Silva.
Segundo Greca, de posse do mandado, o advogado do PMDB, Marcelo W. Marcengo foi à sede da empresa de pesquisa, mas teve o acesso negado.
O argumento da advogada do Ibope, Natalia Lima de Santana, segundo Greca, foi que “por questão de segurança”, as pesquisas ficam armazenadas na sede da multinacional, em São Paulo.
Greca reporta que, na visão do advogado do PMDB, “se trata de clara infração do art. 14 da resolução 23.364/2011 do TSE, que determina que as empresas de pesquisa devem deixar disponíveis tais dados, para a fiscalização pelos partidos políticos. Ocorre que não armazenando a pesquisa na praça onde ela foi conduzida, é uma óbvia dificultação, retardando ou até impossibilitando a conferência. Vale lembrar que dificultar ou retardar a fiscalização por parte dos partidos, constitui crime punível até com pena de detenção de 6 meses a um ano, e multa que pode chegar a quase 22 mil reais”.
-- O que o Ibope quer esconder? questiona.


Nenhum comentário

UA-102978914-2