[Fechar]

Últimas notícias

Mais de 900 pessoas participaram da audiência Rio+20 no Colégio Estadual do Paraná

Mais de 900 pessoas, entre alunos e professores, do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participaram hoje (16) da audiência pública para apresentação de propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A audiência ainda contou com as participações do presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e o vice presidente, deputado Rasca Rodrigues(PV), além dos jornalistas João Rodrigo Maroni, da Gazeta do Povo, Adriana de Cunto, da Folha de Londrina e Marcos Scotti, da Revista Bem Público.
De acordo com o deputado Cheida é preciso cooperação entre os países para que tratados importantes possam ser destravados e funcionem na prática. “Vinte anos depois da Eco92, a Rio+20 acontece sob o mesmo desafio: como conciliar desenvolvimento e preservação ambiental? Antes de tudo, é preciso exigir compromisso. De nada adianta criarmos documentos como o Protocolo de Kyoto, por exemplo, se países poluidores como os Estados Unidos não se submetem às diretrizes. Está na hora de um acordo global”, afirmou.
Os deputados e os jornalistas debateram questões sobre código florestal; punição para quem degrada; Pré-sal; erradicação da miséria e preservação da biodiversidade do litoral paranaense, entre outros temas. Para o deputado Rasca é muito importante este intercâmbio entre os jovens e outros componentes da sociedade. "São eles quem irão conscientizar as próximas gerações", ressaltou o deputado.
Segundo o professor Arthur Conceição, coordenador do evento, a partir dessa discussão o colégio vai formar grupos de trabalho para atividades extracurriculares em torno da proteção da biodiversidade e interesses da sociedade civil organizada. “O debate de hoje é o pontapé para um relatório que os estudantes estão escrevendo para entregar à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa em outubro. A ideia é acompanhar as ações dos deputados em torno das sugestões", disse.
A diretora, Laureci Rauth, informou que o colégio tem mais de sete mil alunos, do ensino fundamental e médio, profissionalizante e centro de línguas. Ela explicou que a iniciativa faz parte do projeto Escola Sustentável, que envolve desde o cuidado em aumentar a quantidade de alimentos orgânicos na merenda escolar e a coleta de lixo no colégio até a questão pedagógica dentro da sala de aula. “O colégio precisa propiciar discussões como parte da formação dos futuros dirigentes. Estamos cumprindo a nossa função de propor a transformação e cobrar do poder público ações efetivas”, salientou.
Os estudantes levantaram dúvidas e fizeram sugestões. O que mais chamou a atenção de Caroline Cartelli, aluna do segundo ano, foi a relação entre agricultura e proteção ambiental. “Acredito que esse é um dos principais impasses. Talvez o poder público deva incentivar mais os produtores a preservar o meio ambiente, pois eles dependem da atividade rural e nem sempre é viável seguir à risca as regras”. Ela avaliou positivamente o debate. “Foram levantadas informações muito importantes, que poderemos passar para a nossa família e para as futuras gerações”.

Programação continua:
O deputado Cheida é representante da Assembleia Legislativa do Paraná na Rio+20, que acontece no Rio de Janeiro em junho. O evento desta quarta-feira faz parte da programação que o mandato propôs para auxiliar no processo de discussão das sugestões que serão levadas à conferência. Na quinta-feira (17), o debate será em Foz do Iguaçu. A programação completa segue até o dia 8 de junho.

Fonte: Gabriela Siqueira - Assessoria de Imprensa

Diego Viana.
Assessor Parlamentar.
043-9662-1552
diegoviana@cheida.com.br

Nenhum comentário

UA-102978914-2