[Fechar]

Últimas notícias

Mutirão quer combater retinopatia diabética

O Hospital dos Olhos do Norte Pioneiro, com sede em Jacarezinho, realiza nesta quinta (24) e sexta-feira (25) um mutirão de combate à retinopatia diabética, complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. “Com isso ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão. Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina”, alerta o médico José Haggi Sobrinho, diretor do Hospital dos Olhos do Norte Pioneiro.

Segundo ele, o mutirão prevê a aplicação de laser de argônio (fotocoagulação), que tem o objetivo de coagular certos tecidos do globo ocular. A fotocoagulação é utilizada para tratar doenças da retina, glaucoma e coróide. “Os pontos de coagulação na retina transformam-se em cicatrizes, que contribuem para estagnar a doença. O laser também ameniza o vermelho do olho – varizes conjuntivas”, explica Haggi,

A fotocoagulação a laser de argônio é um procedimento utilizado em casos de retinopatia diabética e trabeculotomia. Consiste na emissão de um fluxo de laser de argônio, que possui a característica de agir em tecidos pigmentados, reduzindo a área patológica retiniana visando assim impedir a progressão de lesões específicas.

De acordo com o médico, a realização deste procedimento em pacientes com retinopatia diabética não se dá com o propósito de melhorar a visão, mas sim de evitar a piora progressiva da mesma. “O exame é realizado sob midríase [dilatação de pupila] e uso de colírio anestésico, sendo, portanto, necessária a presença de acompanhante para a realização do mesmo”, orienta.

Saiba Mais — O mutirão de combate à retinopatia diabética atenderá 40 pacientes da região de Cornélio Procópio, na quinta-feira, no Hospital dos Olhos do Norte Pioneiro, em Jacarezinho. Na sexta-feira o atendimento será voltado aos pacientes da região de Jacarezinho. Os pacientes foram encaminhados ao atendimento após passarem por avaliação no Sistema Único da Saúde (SUS), com médico especialista que identificou a necessidade de aplicação do laser de argônio.

Os pacientes submetidos ao exame deverão estar acompanhados, pois há dilatamento da pupila. Além da aplicação do laser de argônio, o Hospital dos Olhos do Norte Pioneiro também fará a aplicação do colírio necessário para o procedimento, sem nenhum custo adicional aos pacientes.

Atenciosamente
VALDIR Amaral
(43) 3525-0231
(43) 8433-9192 (OI)
(43) 8812-0080 (CLARO)

Nenhum comentário

UA-102978914-2