[Fechar]

Últimas notícias

NUCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE FORMAÇÃO EM AÇÃO



O Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio promoveu evento de Formação Continuada para o coletivo escolar nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2012.
A chefe do Núcleo Regional da Educação, professora Adalgisa Denise de Almeida valorizou o evento, parabenizou o NRE pelo trabalho desenvolvido, agradeceu a todos os participantes e comentou que o intuito da SEED/NRE é organizar a Formação em Ação de maneira a propiciar uma formação continuada de qualidade presencial e à distância para todos os profissionais da educação em todos os níveis e modalidades.
O evento denominado “Formação em Ação” foi constituído por oficinas de 8 horas envolvendo todas as disciplinas da Base Nacional Comum, Formação de Docentes, Cursos Profissionalizantes, Educação Especial, Agentes Educacionais I e II. O evento foi desenvolvido em 3 polos: Assaí com 851 participantes em 31 oficinas; Bandeirantes; com 655 participantes em 24 oficinas e Cornélio Procópio com 1028 participantes em 33 oficinas totalizando 2534 participantes em 88 oficinas.
De acordo com o professor Santino Gonçalves do C.E. Prof. Aídes Nunes da Silva de Congonhinhas acredita que “Como metodologia de trabalho a oficina de Geografia nos deu condições de aprimorarmos nossos conhecimentos a partir da nossa vivencia coletiva em sala de aula e com os demais colegas constituindo um processo de construção do conhecimento. Ler e escrever são compromissos de todos os professores em cada área do conhecimento, porém, há especificidades a cada uma delas que devemos levar em consideração. O debate foi profícuo no sentido de alertarmos sobre a importância deste fato. Não podemos esquecer que a leitura da geografia de mundo, de sociedade, a ocupação do espaço e transformações no espaço vivido (lugar) não deixa de fora a escrita como momento sincrético na aprendizagem. Vimos a necessidade de confrontarmos nosso trabalho com outras possibilidades de desenvolvimento do conhecimento, utilizando outras metodologias, recursos, aprimorando nosso projeto avaliativo”.
A coordenadora da Educação Básica do Núcleo Regional da Educação professora Rosa Maria Campos informou que as oficinas tiveram como docentes técnicos-pedagógicos da Equipe de Educação Básica e professores convidados atuantes nas escolas da rede estadual e conveniada. O evento Formação em Ação atende as Metas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação tendo por objetivo a promoção do aprimoramento profissional e pedagógico dos profissionais que atuam nas escolas.
As pedagogas Adalcia Canedo da Silva e Marisa M. Tanaka concordam que “A proposta de trabalho oferecido pela oficina de Sociologia atendeu plenamente os objetivos propostos. A metodologia trabalhada permitiu o abordamento do tema de maneira instigante, propiciando discussões entre nós participantes e levando-nos a refletir sobre nossa práxis escolar e também dentro do nosso contexto social. Os textos nos deram fundamentação teórica, enriquecendo nossos conhecimentos; foram solicitadas sugestões de práticas pedagógicas diferenciadas, que possam realmente ser agregadas em nossa prática escolar e sugestões de letras de músicas e imagens artística”.
O agente educacional Marcos Vinicius Busquim, do C.E. André Seugling de Cornélio Procópio fez questão de registrar que os textos, debates, e slides apresentados nas oficinas para agentes educacionais levaram os participantes a refletir sobre um dos principais problemas da escola que é a violência.

fonte - Núcleo Regional da Educação de Cornélio ProcópioEquipe da Educação BásicaTel. (43) 35205100 GeralFax (43) 35241610


OBS - na foto - Adalgisa Gouveia(Chefe do Núcleo de Educação e Professoras Laine e Sara Marques)

Nenhum comentário

UA-102978914-2