[Fechar]

Últimas notícias

Porto Alegre recebe seminário sobre o Marco Civil da Internet nesta quinta-feira, 10/05



A Comissão Especial (CE), que analisa o projeto de lei 2126/2010, que cria Marco Civil Regulatório da Internet na Câmara Federal, realiza nesta quinta-feira (10), um seminário em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O evento, que é aberto à população, terá dois eixos de debate: “a atuação do poder público e à guarda de logs e dados do usuário”, informa o presidente da CE, deputado João Arruda (PMDB-PR).

A CE iniciou os trabalhos no dia 17 de abril em audiência pública com participação de técnicos e especialistas em internet e tecnologias de última geração. Durante o ato foi lançado o portal E-Democracia, criado pela Câmara para acompanhamento dos trabalhos e participação direta dos internautas.

Debates
O seminário de Porto Alegre é o primeiro evento promovido pela CE fora da capital federal. A participação do poder público sobre a internet será abordada por Cristiano Ferri, do portal e-Democracia da Câmara dos Deputados;

Fabrício Solagna do Gabinete Digital do Governo do Rio Grande do Sul; Lygia Pupatto, da Secretária Nacional de Inclusão Digital; e Mário Brandão, presidente da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital.

A guarda de dados dos usuários será abordada pelo delegado Emerson Wendt, especialista em crimes virtuais; Alexandre Hohagen, vice-presidente para a América Latina do Facebook; Olympio de Sá Soutto Maior Neto, do Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União;

Marcos Borges de Castro, gerente de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF); e Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, presidente do SERPRO.

Participação
Segundo João Arruda, a expectativa é de que haja boa participação da sociedade nas discussões, devido à importância do tema. “Esperamos que os usuários se interessem desta discussão que é muito importante”.

“O Marco Civil Regulatório é a primeira legislação brasileira que vai definir os direitos e deveres não só dos usuários de internet, mas também de empresas e governos”, informa João Arruda.

Programação
Além de Porto Alegre, outras cinco cidades do Brasil irão receber os seminários da CE do Marco Civil: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, João Pessoa e Curitiba. Na capital do Paraná o evento na próxima quinta-feira (17), a partir das 14h30 no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Antes de concluir o relatório final sobre o projeto de lei do Marco Civil da Internet, enviado no ano passado pela presidente Dilma ao Congresso Nacional, a CE vai realizar uma audiência pública na Câmara Federal, em Brasília.

Todas as audiências e seminários serão transmitidos ao vivo, por streamming, no portal e-Democracia (http://www.e-democracia.camara.gov.br/). “Qualquer cidadão pode se cadastrar no portal para participar em tempo real do bate-papo durante os eventos, bem como enviar sugestões na Wiki e no Fórum do portal”, reforça João Arruda.

Foto legenda (CE Marco Civil0905)
O deputado João Arruda (centro), coordenou no dia 17 de abril a primeira audiência da CE do Marco Civil da Internet
Foto: Rafael Pezenti





Deputado Federal João Arruda
Assessoria de Imprensa
(41) 3078-5633
www.twitter.com/joao_arruda
joao_arruda@yahoo.com
http://www.joaoarruda.com.br/

Nenhum comentário

UA-102978914-2