[Fechar]

Últimas notícias

Prestação de contas

O Tribunal Superior Eleitoral analisa na sessão desta terça-feira o pedido de reconsideração da decisão que exige dos candidatos às eleições de 7 de outubro a aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura.O pedido, apresentado pelo PT, ganhou o apoio de outros 13 partidos, segundo o TSE.
No documento encaminhado ao TSE, todos alegam que a inovação adotada para as eleições deste ano afronta a legislação eleitoral e a própria Constituição Federal.
Os partidos afirmam que a minirreforma eleitoral (Lei nº 12.034/2009) deixou claro que a abrangência da quitação eleitoral inclui apenas a apresentação das contas pelo candidato, afastando a exigência do julgamento do mérito.
Para os partidos, eventuais irregularidades poderão ou não resultar em penalidades de restrição ou cassação de direitos desde que o processo judicial seja instaurado com as devidas garantias constitucionais asseguradas ao acusado.
Assim, o TSE teria criado uma “sanção de inelegibilidade não prevista em lei”, contrariando a legislação eleitoral e os princípios constitucionais da segurança jurídica e da anterioridade da lei eleitoral.
Segundo o TSE, além do PT, assinam o pedido os seguintes partidos: PMDB, PSDB, DEM, PTB, PR, PSB, PP, PSD, PRTB, PV, PCdoB, PRP e PPS.

Nenhum comentário

UA-102978914-2