[Fechar]

Últimas notícias

REALIZADA AÇÃO COOPERATIVA EM ITAMBARACÁ





Escolas integrantes do Programa A União Faz a Vida promoveram eventos e ações em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas
Na última semana de junho e início de julho, dois dos maiores programas de educação cooperativa do estado do Paraná - o Cooperjovem, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicredi – realizaram o evento Ação Cooperativa. O objetivo foi difundir o cooperativismo e a cultura da cooperação, além de celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU.
A ação conjunta, que foi realizada em 53 municípios do Estado reuniu mais de 38 mil estudantes das redes de ensino público, particular e também a APAE.
As escolas municipais de Itambaracá, cidade que compõe a área de atuação da Sicredi Paranapanema PR/SP, mobilizaram pais, alunos, professores, autoridades e comunidade para a realização de várias ações e projetos, como: inauguração de uma biblioteca, apresentações artísticas, palestras, visita ao asilo, arrecadação de brinquedos para doação à creche, brechó escolar, conscientização sobre atividade física, etc. “Toda a comunidade de Itambaracá está de parabéns pela dedicação, criatividade e comprometimento no desenvolvimento dos trabalhos. O movimento comprovou que quando as coisas são realizadas com uma força coletiva os resultados conquistados são melhores e beneficiam a todos.”, ressaltou a assessora de programas sociais da cooperativa Patrícia Arantes.
Claudinei Angelin, presidente da Sicredi Paranapanema PR/SP, também parabenizou a iniciativa. “Essa mobilização estadual demonstrou a força do cooperativismo, ressaltando a importância da ajuda mútua, da solidariedade, da cooperação, da ética e de muitos outros valores que os dois programas possuem como base, para a construção de um mundo melhor para todos. A comunidade escolar de Itambaracá tem se superado ano após ano no desenvolvimento do Programa A União Faz a Vida, e isso beneficia toda a comunidade no presente, mas principalmente contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e solidários no futuro”, falou Angelin.
Ano Internacional das Cooperativas - Declarado em Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), a celebração tem por objetivo aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico; promover a formação e o crescimento das cooperativas; e incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.
Cooperjovem – Implantando em 2002 pelo Sescoop Nacional, o Cooperjovem é um programa de educação permanente que visa inserir o ensino do cooperativismo no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas embasadas nos princípios e na prática da cooperação. Por meio dele, são exaltados valores essenciais como cooperação, voluntariado, autonomia, responsabilidade, democracia, igualdade, honestidade e ajuda mútua. O Cooperjovem é destinado a estudantes do ensino fundamental e é executado pelo Sescoop/PR em parceria com cooperativas e escolas. Atualmente, abrange 10.000 alunos, 564 professores, 131 escolas, 41 municípios e participação de 12 cooperativas.
A União Faz a Vida – O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 186 escolas, 29.271 alunos e 2.244 educadores.

Nenhum comentário

UA-102978914-2