[Fechar]

Últimas notícias

Reunião da AMUNOP com participação do Secretário de Educação Flávio Arns e chefe do NRE



No último dia 20 de julho aconteceu um encontro da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) em parceria com a Comunidade Internacional de Cooperação na Educação (Instituto Mind Group) e a Comunidade Educativa CEDAC, sediadas em São Paulo. O encontro objetivou a instalação da parceria denominada “Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte do Paraná (ADE)”, com vistas ao desenvolvimento integrado do sistema de ensino de 20 municípios da região. A SEED se fez presente nas pessoas do vice-governador e Secretário de Educação Flávio Arns e do chefe do NRE de Cornélio Procópio Júlio Bittencourt.
O ápice da solenidade, iniciada à 10 horas no auditório do campus da UTFPR de Cornélio Procópio, ocorreu no momento da assinatura do Termo de Apoio da Mind Group junto ao CEDAC implantando, assim o chamado “Arranjo da Amunop”.
Prefeitos e secretários municipais de Educação, deputados e outras autoridades, inclusive o professor pernambucano Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação se fizeram presentes.
O deputado federal Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação e um dos interlocutores da parceria acredita que a união dos municípios em torno de uma causa maior é viabiliza mais recursos para educação pública, inclusive da iniciativa privada e de organizações não-governamentais. O Projeto de Lei 2.417/2011, do deputado, em tramitação na Câmara dispõe sobre a instalação dos ADE.
Aproximadamente 200 municípios brasileiros adotaram esta medida em nove arranjos sendo que, no Paraná, o arranjo de Cornélio Prcópio é o primeiro. A primeira fase é levantar indicadores educacionais deste território, identificar as ações prioritárias e estabelecer estratégias de apoio aos planos municipais e regionais de educação. Estas ações integrarão os planos estaduais e nacional para o bieênio 2012/2013.
Para Júlio Bittencourt estas estratégias são fundamentais para integrar as ações das secretarias municipais de educação com o Núcleo Regional de Educação e possibilitarão parcerias entre as diversas entidades público e privadas região o que proporcionará melhores condições para por em prática o Compromisso Todos Pela Educação.

Nenhum comentário

UA-102978914-2