[Fechar]

Últimas notícias

TERMINA HOJE PRAZO PARA DENUNCIAR INELEGIBILIDADE DE CANDIDATOS



Os eleitores que souberem de fatos que apontem para inelegibilidade de algum candidato às eleições de prefeito, vice-prefeito e vereadores têm até hoje para informar ao juiz eleitoral da cidade, mediante a apresentação da informação com provas. A participação pode impedir que candidatos irregulares concorram no pleito deste ano.
São considerados inelegíveis os candidatos enquadrados nas restrições impostas pela Lei das Inelegibilidades e pela Lei da Ficha Limpa. De acordo com as duas leis complementares, podem ser considerados inaptos a exercer cargo público os candidatos condenados em decisão transitada em julgado (sem possibilidade de recurso) pelos seguintes crimes: contra a economia popular, a fé e a administração pública; de lavagem de dinheiro e ocultação de bens; de tráfico de entorpecentes, racismo, tortura e terrorismo; além de compra de votos e abuso do poder econômico, entre outros.
Hoje também se encerra também o prazo de registro dos comitês financeiros pelos partidos políticos que concorrerão às eleições. Os comitês são registrados nos cartórios municipais e são criados para administrar e distribuir a arrecadação das campanhas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não sabe quantos comitês já foram registrados.

Nenhum comentário

UA-102978914-2