[Fechar]

Últimas notícias

POLÍTICA - As mais poderosas do Norte Pioneiro

Municípios de Abatia, Leópolis, Sengés, Sertaneja e Leópolis serão administrados por mulheres
Reeleita em Sapopema, Vera Golono (PT), considera seu primeiro mandato uma experiência gratificante
Professora Cléia Oliveira foi reeleita prefeita em Leópolis com apenas seis votos de diferença
Cornélio Procópio - A partir de janeiro de 2013, cinco mulheres deverão comandar municípios no Norte Pioneiro. Três delas foram eleitas e duas reeleitas no último domingo. Foram reconduzidas ao cargo Cléia Márcia Bernardo de Oliveira (PDT), de Leópolis, Vera Lucia da Silva Golono (PT), de Sapopema. As três novatas são Lurdes Yamagami (DEM), de Abatiá; Eliete Jorge Lima (PSDB), de Sengés; e Magda Brunieri Rett (PMDB), de Sertaneja. O Norte Pioneiro compreende 46 municípios.

Pela primeira vez na história, Abatia será administrado por uma mulher. A empresária Lurdes Yamagami (DEM) foi eleita com 2.520 votos. O candidato adversário, empresário Garcia do Posto (PT), conquistou 2.431 votos. A nova prefeita substituiu na chapa o marido, o ex-prefeito Jurandir Yamagami, que foi impedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de concorrer às eleições.

Otimista, Lurdes afirmou que pretende humanizar o atendimento que o município presta à população. Segundo ela, somente após conhecer a situação da prefeitura é que vai se manifestar sobre os projetos que pretende desenvolver.

Em Sengés, a empresária agrícola Eliete Jorge Lima (PSDB) venceu dois concorrentes com uma margem tranquila de votos. Ela obteve 6.318 votos contra 4.588 do candidato Pezinho do PPS e de Moysés Lupion Neto (DEM), que obteve 312 votos. Casada e mãe de dois filhos, Eliete afirmou que está otimista em relação à sua administração e vai se cercar de assessores profissionais para comandar o município.

Em Sertaneja, o prefeito Neuton de Oliveira (PMDB) foi um dos poucos prefeitos do Norte Pioneiro que conseguiu fazer seu sucessor depois de dois mandatos. A vice-prefeita, a professora Magda Brunieri Rett (PMDB) derrotou o funcionário público Jamison da Silva (PPS) por uma diferença de apenas 120 votos. Nas eleições de domingo, ela obteve 2.220 votos contra 2.100 do adversário.

A nova prefeita disse que pretende dar continuidade aos programas e projetos que a prefeitura vêm desenvolvendo em setores importantes como a infraestrutura urbana, a saúde e a educação.

Reeleitas

A preita de Leópolis, Cléia de Oliveira, foi reeleita por apenas seis votos a mais que a segunda candidada Cintia Maria Gonçalves. Cléia obteve 1396 votos e Cintia 1390. A terceira candidata Noeli Acosta Padilha do PT fez 130 votos

A professora Cléia Oliveira pretende melhorar ainda mais parte urbanística da cidade. Investimentos em saúde e educação também integram a pauta da prefeita eleita.

Em Sapopema, a assistente social Vera Golono (PT) fez 2.402 votos e foi reeleita por uma diferença de 26l votos em relação ao segundo candidato, Paulinho Branco (PSC) que obteve 2.141. Para uma assistente social que nunca havia pensado em se envolver tanto com a política, Vera Golono afirmou que seu primeiro mandato está sendo uma experiência gratificante. Ele pretende concluir os projetos que iniciou neste mandato e quer aperfeiçoar ainda mais o atendimento a população da cidade. ''Quando a gente entra nesta missão, a gente tem um ideal e quando você vislumbra alguns resultados isto compensa'', destacou a prefeita reeleita.

folha - Norte Pioneiro

Nenhum comentário

UA-102978914-2