[Fechar]

Últimas notícias

Saiba como aplicar melhor o 13° salário


Associados do Sicredi contam com apoio da instituição financeira cooperativa
 para fazer a melhor escolha
No próximo dia 20, trabalhadores de todo Brasil vão receber o tão esperado 13° salário. Nesta época, multiplicam-se ofertas tentadoras para utilização do dinheiro extra. Para auxiliar os associados na escolha da melhor opção, o Sicredi preparou algumas dicas.
O primeiro passo antes de tomar qualquer decisão é avaliar sob qual situação financeira o associado se encontra. Segundo o gerente de Produtos de Investimento do Banco Cooperativo Sicredi, Eduardo Correa, dois cenários comuns podem ser considerados nesse sentido. O primeiro cenário é ‘tenho dívidas, mas elas não são dívidas nocivas’. Neste caso, talvez associado tenha alguns financiamentos que comprometem parte da sua renda, mas são dívidas conscientes e com taxas de juros baixas. A segunda situação comum é ‘tenho dívidas, mas se tornaram nocivas’. Neste contexto, consumos ao longo do ano fizeram o associado contrair dívidas extras.
“Na primeira situação, o mais indicado é separar uma parte do recurso para consumo, com as festas de final de ano, impostos do período, matrículas escolares ou viagens e, caso sobre, é indicado realizar uma eventual antecipação de parcelas das dívidas. Já para a segunda situação, mais crítica, o indicado é eliminar as dívidas nocivas com altas taxas de juros e, tentar, na medida do possível, manter o controle sobre os custos neste período, para garantir tranquilidade nos meses seguintes”, acrescenta Eduardo Correa.
Se o associado está mais tranquilo em relação às suas dívidas, ele também pode aproveitar o momento para descobrir ou colocar em prática seu perfil investidor, procurando aconselhar-se com o seu gerente na unidade de atendimento do Sicredi. Dessa forma, será possível identificar a melhor solução financeira.
Conheça os produtos que o Sicredi oferece e para quem eles podem ser destinados:
1)   Poupança: é um investimento simples e seguro, que admite depósitos de pequenas quantias e não sofre tributação para pessoas físicas.

2)  Sicredinvest: investimento de renda fixa, que oferece segurança, aliada a rentabilidade e liquidez diária.

3)  Fundos de Investimentos:
a.  Fundos de Curto Prazo: sua carteira de títulos tem prazo médio igual ou inferior a 365 dias, não aceitando risco de crédito, devido ao curto prazo.
b.  Fundos de Renda Fixa: aplicam uma parcela significativa de seu patrimônio (mínimo 80%) em títulos de renda fixa prefixados ou pós-fixados.
c.   Fundos Multimercado: são fundos que investem em diversos tipos de ativos, atuando em diferentes segmentos do mercado financeiro (renda fixa, câmbio, ações) em busca de melhor rentabilidade.
d.  Fundos de Ações: investem no mínimo 67% de seu patrimônio em ações negociadas em bolsa. Estão sujeitos às oscilações de preços das ações que compõem sua carteira.



Sobre o Sicredi

O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10 Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Nenhum comentário

UA-102978914-2