Sicredi tem alto índice de recomendação junto a seus associados
Resultado é decorrente da Pesquisa de
Satisfação NPS, que faz parte do Planejamento Estratégico
2011-2015.
Mais de 116 mil entrevistas já foram realizadas
O Sicredi tem
um NPS (Net Promoter Score) elevado entre seus associados. Cerca de 62% deles recomendariam os produtos e serviços da
instituição financeira cooperativa a amigos e familiares, resultando em um NPS
geral de 54% para a instituição. Este é o resultado consolidado da Pesquisa de Satisfação
NPS, com dados coletados junto a mais de 116 mil associados entrevistados em 2011 e 2012. O
levantamento será realizado até 2015 como parte do Planejamento Estratégico
2011-2015 do Sicredi. A média mensal de entrevistas em 2012 foi de seis mil
entrevistados.
O objetivo da iniciativa é medir a satisfação dos associados com
uma metodologia simples desenvolvida pela Bain & Company. A partir das
respostas à pergunta "Você recomendaria o Sicredi a um amigo ou colega?”, classificam-se
os associados numa escala de zero a dez. Os promotores são aqueles que
respondem nove ou dez - fãs genuínos dos produtos; neutros - aqueles que
respondem sete ou oito; e detratores, aqueles que respondem seis ou menos. Ao subtrair a porcentagem de
“promotores" da porcentagem de “detratores", obtém-se a métrica
denominada Net Promoter Score (NPS).
De acordo com Daniel
Ferretti, da superintendente de Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi,
a metodologia tem relação direta com o crescimento das empresas. “As organizações
com um NPS maior apresentam índices de crescimento superiores às demais.
Portanto, o NPS se reflete em resultados, já que os associados considerados
‘promotores’ – que apontam notas nove e dez, utilizam mais produtos, recomendam
a empresa para mais pessoas e permanecem mais tempo como associados”, explica.
Além de obter o NPS do Sicredi, a pesquisa também aborda outras questões, que verificam
a percepção dos associados quanto a produtos, canais e atendimento da
instituição.
Entre 2011 e 21012, a Cooperativa
Sicredi Paranapanema PR/SP registrou um NPS de 55% e um índice de 64% de
promotores. Foram entrevistados 1.407 associados.
Sobre
o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de
crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal
representa a rede de atendimento (mais de 1.100 pontos), distribuída em 10
Estados* - 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas
estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação
e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na
distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais
informações no site sicredi.com.br.
* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato
Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.
Nenhum comentário