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7 mudanças importantes nas redes sociais, no Brasil.



Vejam algumas das mudanças mais significativas observadas nas redes sociais que podem afetar suas campanhas em 2013.
Mudança no. 1 – As redes sociais continuam a influenciar as decisões de compra dos internautas brasileiros
Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio) revelou que as decisões de compra de 48% dos usuários de redes sociais de São Paulo foram influenciadas por essas redes. Essa pesquisa revelou também que 25% dos paulistanos entrevistados usam redes sociais para fazer compras e que outros 18% estão propensos a fazer o mesmo.
Além disso, uma pesquisa do IBOPE com 8.561 internautas brasileiros mostrou que as redes sociais influenciaram as decisões de compra de 25% deles. Curiosamente, as decisões de compra dos cariocas foram as mais influenciadas pelas redes sociais: 33% dos internautas brasileiros do Rio de Janeiro mencionaram essa influência.
Outra pesquisa realizada pela empresa de pesquisas Animux em 2012 com 400brasileiros na faixa etária dos 17 aos 50 anos revelou que 46% deles leem anúncios em redes sociais e 33% clicam sobre eles. Mais da metade (55%) indicou que visita páginas de empresas no LinkedIn, 45% afirmaram que leem anúncios nesse site e 26% disseram que clicam sobre eles.
Uma influência semelhante foi detectada em uma pesquisa de menor porte realizada por Carolina Terra, uma pesquisadora de redes sociais de São Paulo, que entrevistou 131 internautas brasileiros. Entre esses internautas, 91% afirmaram que fazem buscas por produtos na internet antes de comprá-los e 68% indicaram que são influenciados pelo que leem no Facebook, Twitter ou blogues.
Mudança no. 2 – Os brasileiros preferem marcas que interagem com eles em redes sociais
Em uma pesquisa realizada pelas empresas Hi-Mídia e M.Sense, 76% dos brasileiros pesquisados afirmaram que preferem marcas que interagem com usuários de redes sociais. No entanto, apenas 40% indicaram que seguem marcas no Facebook, enquanto 50% disseram que as seguem no Twitter. Por que o número de seguidores de marcas não é maior? Os resultados da pesquisa sugerem que o fator que mais afeta negativamente o acompanhamento de marcas em redes sociais por brasileiros é o recebimento de muitas mensagens publicitárias do tipo spam. A maioria dos brasileiros entrevistados afirmou que gostaria de receber, no máximo, três mensagens de marcas em redes sociais por dia. Os conteúdos que parecem preferir são os de notícias e eventos (96% dos usuários do Facebook e 89% dos usuários do Twitter). Para 65% dos entrevistados, a relevância dos conteúdos postados os leva a seguir marcas, enquanto para 61% deles as promoções e ofertas são os fatores que mais influenciam o seu acompanhamento de marcas.
Mudança no. 3 – Muitos brasileiros combinam o uso de redes sociais com o ato de assistir à TV
Uma pesquisa da Ericcson Consumer Lab envolvendo 100.000 pessoas em mais de 40 países revelou que 73% dos brasileiros usam redes sociais enquanto assistem à televisão — 25% a mais do que em 2011. Curiosamente, 66% deles são mulheres, enquanto 58% são homens. Além disso, 25% dos brasileiros que entram em redes sociais postam comentários em tempo real sobre programas de TV que estão assistindo.
O instituto IBOPE Nielsen produziu resultados bastante diferentes em uma pesquisa realizada em milhares de domicílios brasileiros em 13 áreas metropolitanas em fevereiro de 2012. Nessa pesquisa, 43% dos brasileiros entrevistados afirmaram que assistiam à televisão conectados à internet, 29% dos quais disseram que postam comentários nas redes sociais enquanto assistem a programas. Os que relataram a maior propensão a fazer isso têm de 15 a 24 anos, assim como as mulheres. Entre osbrasileiros que combinam o uso de redes sociais com o ato de assistir à TV, observa-se um claro padrão de influência da mídia. Por exemplo, 80% dos internautas entrevistados afirmaram que assistem a programas de televisão recomendados por seus amigos em redes sociais, enquanto 70% procuram conteúdos sobre seus programas favoritos na internet.
Mudança no. 4 – As redes sociais desempenham um papel importante no recrutamento de pessoal
Em uma pesquisa realizada pela Robert Half, uma empresa de recrutamento de pessoal, na qual foram entrevistados 2.500 executivos das áreas financeira e de recursos humanos, 44% dos brasileiros afirmaram que comentários negativos postados em redes sociais podiam desqualificar candidatos em processos de seleção de pessoal. Uma das grandes preocupações desses executivos é verificar se o perfil de um candidato nessas redes é muito diferente daquele apresentado no seu currículo. Além disso, 46% dos brasileiros declararam que sempre usam o LinkedIn para verificar a veracidade das referências apresentadas em currículos de candidatos, enquanto outros 43% só adotam esse procedimento com candidatos a um emprego que já foram entrevistados.
Mudança no. 5 – O uso do Orkut caiu significativamente no Brasil
A boa notícia para o Orkut é que, em outubro de 2012, as estatísticas da comScore revelaram que ele é o segundo site de mídia social mais popular do Brasil, ficando atrás apenas do Facebook. A má notícia é que 36 milhões de brasileiros visitaram o Orkut em outubro de 2011, contra 14,9 milhões em outubro de 2012. Esses números relevam uma queda de 58%, enquanto para o Facebook foi registrado um crescimento de 30% entre outubro de 2011 e o mesmo mês em 2012.
Mudança no. 6 – O uso do Twitter também caiu significativamente no Brasil
Embora tenha sido classificado em quarto lugar no ranking das redes sociais em outubro de 2012, com 9,2 milhões de visitantes únicos do Brasil naquele mês, o Twitter sofreu uma queda considerável em relação a outubro de 2011, quando esse número foi de 13,3 milhões.
Mudança no. 7 – O LinkedIn tornou-se o terceiro site de mídia social mais visitado no Brasil
Em outubro de 2012, esse site de relacionamento profissional alcançava mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. Segundo estatísticas divulgadas pela comScore, o LinkedIn cresceu de um número total de 3,6 milhões de visitantes únicos em outubro de 2011 para 9,6 milhões em outubro de 2012, o que representa um avanço de 166% no mercado brasileiro.
Mudança no. 8 – Os sites Ask.fm, Tumblr, Scribd e Pinterest estão crescendo fortemente
De todos os sites sociais que alcançam o Brasil, o Ask.fm foi o que mais cresceu no ano passado. Esse site de perguntas e respostas, baseado na Letônia, não foi sequer listado em outubro de 2011 pela comScore como um site de rede social com tráfego brasileiro. No entanto, o Ask.fm explodiu no Brasil em um ano, tendo registrado oito milhões de visitantes únicos em outubro de 2012. Atualmente, ele é o quinto sitesocial mais visitado no país. O Pinterest atraiu apenas 16 mil visitantes únicos no Brasil em outubro de 2011, mas seu tráfego cresceu para 499 mil visitantes por mês. Na classificação geral, ele ocupa a 21a posição entre os sites sociais no Brasil, mas seu crescimento é digno de nota para profissionais de marketing por redes sociais. Para o site de blogging Tumblr, por sua vez, foi registrado um aumento de 4.000.000 visitantes únicos no Brasil em outubro de 2011 para 5,6 milhões, o que representa um crescimento expressivo. Por último, o site de compartilhamento de documentos Scribd registrou um aumento de 740 mil visitantes brasileiros únicos em outubro de 2011 para mais de dois milhões em outubro de 2012.
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Fonte: US Media e Brasil Link

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