[Fechar]

Últimas notícias

Bandeirantes comemora um ano sem homicídios

Roubos a casas e comércio também caíram; ação conjunta das polícias e justiça foram determinantes para alcançar este índice histórico
Fotos: Carlos Almeida/Divulgação
A maioria das ocorrências de furtos na cidade também foi resolvida em menos de 24 horas e os produtos recuperados e devolvidos às vítimas
Prefeito Celso Silva defende ainda a criação de uma Companhia Independente da Polícia Militar na cidade
Roubos a residências e comércio também caíram; ação conjunta das policias e justiça foram determinantes para alcançar este índice histórico

Bandeirantes - Parece incrível, mas desde o dia 31 de dezembro de 2011, nenhum registro de assassinato foi lavrado no município de Bandeirantes. A cidade, anteriormente conhecida por ocorrências graves e assassinatos de toda natureza passou o ano sem nenhum caso.

O comandante da 2 Companhia do 18º Batalhão da Policia Militar (PM) de Cornélio Procópio, capitão Jeferson Agenor Busnello, observou que graças ao intercâmbio e ações conjuntas com a Polícia Civil, os casos de assaltos e roubos a residências e comércio também diminuíram sensivelmente nos últimos anos.

O capitão Busnello acredita que algumas atitudes do delegado de polícia, Michael Eymard de França Araújo, têm resultado na redução de crimes na cidade. Segundo ele, Araújo vem participando pessoalmente de várias ações e mantém suas equipes alerta, principalmente nos finais de semana.

A maioria das ocorrências de furtos na cidade foi resolvida em menos de 24 horas e os produtos recuperados foram devolvidos às vítimas. ''Bandeirantes vive um clima de segurança porque confia nos seus policiais'', afirmou o capitão. Ele observou que o papel do Poder Judiciário também têm sido importante para o trabalho das policias. ''Todas as vezes que requeremos mandados, à Justiça, através da Juíza Criminal e da Promotoria, nos atende de maneira rápida e eficiente'', disse. A 2 Companhia da Policia Militar registrou em 2009, seis homicídios; em 2010, três; e em 2011, cinco homicídios em Bandeirantes.

Em municípios vizinhos, a violência continua alta. Em Andirá, foram registrados oito homicídios; em Itambaracá e Santa Mariana, dois em cada; e em Santa Amélia, um.

A redução de crimes e assassinatos em Bandeirantes vem diminuindo desde 2009, quando a sociedade civil também decidiu entrar na campanha de segurança proposta pelo Rotary Club. O Conselho Municipal de Segurança e entidades sociais e de comunicação acamparam o projeto ''Bom Vizinho'' e números comprovam que desde sua implantação, a cidade vem diminuindo os índices criminais. Conforme o capitão Busnello, o projeto de Segurança Pública da sociedade vem ganhando força e se consolidando em Bandeirantes. (Leia mais nesta página)

Companhia independente

O trabalho eficiente na segurança pública em Bandeirantes despertou o interesse das autoridades para a criação de uma Companhia Independente da Policia Militar. Para o prefeito Celso Silva (PDT), esta seria uma consequência natural da importância da Polícia Militar de Bandeirantes em toda a região. Além de Bandeirantes, a 2 Companhia atende outros municípios vizinhos. ''Esta Companhia teria condições de ampliar o número de policiais, de viaturas, equipamentos e armamentos, melhorando sensivelmente o atendimento na segurança de nossa cidade e da região'', observou.

O presidente da Associação Comercial, Luiz Rossato também apoia a criação de uma Companhia Independente da Policia Militar. ''O comércio em nossa cidade vem experimentando um novo modelo de segurança que permite tranquilidade para quem compra e para quem vende. Isto sem contar a maciça presença de consumidores de toda a região, atraídos por esta tranquilidade e segurança'', concluiu.

Marcos André de Brito
Especial para a Folha

Nenhum comentário

UA-102978914-2