[Fechar]

Últimas notícias

Mais uma vez, Jundiaí do Sul tem prefeito tampão

Jair Sanches do Nascimento (PR) teve o mandato cassado por pagamento indevido de gratificações salariais a 45 funcionários
Arquivo FOLHA
Esta é a segunda vez que o Márcio Leandro da Silva (PMDB) assume interinamente a prefeitura da cidade
Pela segunda vez em pouco mais de quatro anos o município de Jundiaí do Sul está sob o comando de Márcio Leandro da Silva (PMDB). A posse ocorreu no último sábado pela manhã, após a realização de uma Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores. O então presidente da Casa, assumiu depois que Jair Sanches do Nascimento (PR), e a vice, Izabela Rodrigues (PSC) deixaram o comando do Executivo por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Em julgamento realizado no último dia 17, a corte acatou recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), apresentado no último dia 9. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Ribeirão do Pinhal, que atende Jundiaí, Leandro José de Souza, o prefeito cassado foi condenado por ter pago gratificações salariais a 45 dos aproximadamente 190 funcionários da prefeitura dentro do período das eleições. ''Durante 180 dias, a partir do dia 10 de abril do ano passado, ele não poderia ter adotado esse tipo de procedimento, pois é proibido por lei'', explicou.

Ainda conforme o cartorário, algumas das gratificações chegaram a 100% do valor do salário dos funcionários beneficiados e a maioria das movimentações ocorreram no mês de junho.

Instabilidade

Jundiaí do Sul vive um período de instabilidade política desde 2009 quando o então prefeito eleito, Valter Abras (PSDB) não assumiu em razão de uma condenação por crime ambiental.

Na época, Leandro Silva que já presidia a câmara assumiu interinamente o comando da prefeitura. Na sequência, com a mudança na presidência da Câmara, em 2010, Eclair Rauen (DEM) ocupou o posto de prefeito por nove meses, porém, Abras conseguiu retomar o mandato, deixando o cargo em janeiro de 2012, após a sentença definitiva do Tribunal de Justiça. O então vice-prefeito assumiu o cargo e acabou vencendo o último pleito eleitoral.

Novamente a frente da cidade, Leandro da Silva é cauteloso em seu discurso quanto ao futuro político de Jundiaí do Sul. ''Essa já é a segunda vez que vou ocupar o cargo. A situação é delicada, mas se foi uma decisão da Justiça temos que acatar e seguir tocando os projetos existentes'', afirmou.

O TRE ainda deve julgar o recurso de Sanches do Nascimento. Caso seja mantida a decisão pela cassação, um novo pleito eleitoral deve ocorrer no município nos próximos meses. Questionado pela reportagem da FOLHA se teria interesse em concorrer ao cargo, Leandro da Silva descartou a possibilidade. ''Vou cumprir meu papel e ocupar o cargo até a decisão da justiça, mas não penso em ser candidato'', disse.

Ribeirão do Pinhal

O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz (PSD) apresentou sua defesa na última segunda-feira no processo de cassação que responde quanto a gastos ilícitos de dinheiro na campanha de sua reeleição - conforme noticiado pela FOLHA na edição do dia 9 de janeiro deste mesmo caderno. O chefe do executivo aguarda agora a data da audiência que definirá seu futuro.

O vereador de Jundiaí do Sul, Valdir de Oliveira Marçal (PSC), processado pela possível falsificação de assinatura em documentos eleitorais também já apresentou sua defesa e aguarda a definição de data da audiência.

Também podendo ser cassado, o vereador Lincoln Carvalho (PDT), de Abatiá - acusado de utilizar parte do dinheiro da campanha para fins pessoais - ainda não apresentou sua defesa. O prazo expira na próxima segunda-feira.
FONTE - FOLHA DE LONDRINA - CADERNO NORTE PIONEIRO
Vinícius Fonseca
Reportagem Local

Nenhum comentário

UA-102978914-2