[Fechar]

Últimas notícias

Operação em 5 cidades do PR combate fraudes na educação

Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) do Paraná cumpre 14 mandados de prisão contra 11 pessoas nesta sexta-feira (11) em combate a fraudes que envolvem licitações na área de educação. A "Operação Quadro Negro" também cumpre outros 11 mandados de apreensão. O ex-prefeito da cidade da Lapa, Paulo Furiati (PMDB), é um dos presos na operação.

As cidades com cumprimento de mandados são Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira e Curitiba. A operação também é coordenada pelos Gaecos de Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília. Segundo o Gaeco, a intenção é combater o favorecimento de Organizações Não Governamentais (ONGs) em processos licitatórios da educação.

De acordo com o Gaeco, as ONGs são suspeitas de não terem prestado serviços de capacitação de professores para os quais foram contratadas. Até a tarde desta sexta-feira, nove pessoas já haviam sido presas, entre elas o prefeito da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, Paulo Furiati (PMDB). Os dois que ainda devem ser presos seriam servidores públicos foragidos.

Diferente do que foi divulgado no momento da publicação da matéria, não foram oito prisões na Lapa e uma em Sarandi. A cidade da RMC teve sete pessoas presas e uma pessoa foi detida em Minas Gerais, além da prisão de outra pessoa no município de Sarandi, Região Metropolitana de Maringá.

As investigações foram coordenadas pelo Gaeco de Londrina. O promotor do Gaeco da cidade, Claudio Esteves, falou que os casos não se restringem ao âmbito paranaense. "A gente acha que o caso ultrapassa o limite do Paraná porque os particulares (responsáveis pelas ONGs) são de Minas Gerais". (com informações do repórter José Lázaro Jr., da Folha de Londrina).

Nenhum comentário

UA-102978914-2