[Fechar]

Últimas notícias

ASSAÍ – 30 DIAS DE GOVERNO, PREFEITO PRESTA CONTAS COM A COMUNIDADE

O Prefeito de Assaí, Luiz Alberto Vicente, reuniu o seu secretariado na manhã desta sexta-feira (08/02), para prestação de contas sobre os primeiros 30 dias de governo. 
O Prefeito, em entrevista a imprensa, agradeceu a população pela compreensão e por estar lhe dando apoio e incentivo a trabalhar cada vez mais. 
“E nós estamos trabalhando muito. Cada secretário prestando conta dos seus feitos. Aquilo que eu disse para os secretários: a administração pública não tem segredo. Administração Pública todo mundo tem que saber o que esta acontecendo e é desta maneira que nós vamos fazer. Porque todas as pessoas que assumem um cargo público e ele administra deixando certo segredo guardado a sete chaves, não tem como guardar. Porque na próxima administração as pessoas acabam descobrindo e acaba vendo os problemas”. 
O Prefeito Luiz Mestiço, disse pretender fazer uma administração transparente e onde todos possam ter conhecimento pleno do que está acontecendo no município, e também onde as pessoas possam participar das decisões e integrar todas as secretarias para que se possa fazer um bom trabalho onde a população possa notar as coisas sendo, realmente, realizadas.

ESTABELECER METAS
O Prefeito Luiz Mestiço disse que sua administração será através de se estabelecer metas para que depois possa cobrar os resultados. “Porque na Administração Pública como na vida funciona da seguinte maneira: Se der certo, todos contribuíram. Se der errado o prefeito que é culpado. Então, nós vamos cobrar de todos, delegando as funções e saber que, se fizermos uma boa gestão, todos os integrantes terão os méritos e caso dê errado é só o Luiz que vai pagar. E eu não quero pagar essa dívida. Eu quero sim, contrair aquelas dívidas de compromisso de campanha que foi abrir as creches nas férias, administrar com austeridade, trabalhar incansavelmente em prol do município, iniciar o mandato com uma política de geração de emprego, onde a partir deste mês estamos fazendo as parcerias, e isso nós vamos fazer”. 
O Prefeito destacou, entre os recursos já conquistados, o dinheiro para combate a dengue, sendo o único município do norte do Paraná a obter tal recurso.
PRÓXIMOS PASSOS
O prefeito disse que de imediato estará iluminando toda a praça do zerinho (Parque Ikeda) e nova iluminação para o Ginásio de Esportes Paulão. 
Ele disse também que acabou de contratar profissionais para elaborar algumas atividades próximas ao “zerinho”, onde será feito investimento num terreno ao lado, com a construção de praça esportiva com pista de skate, campo de gatebol, campo de bocha e malha. 
Sobre uma das reclamações da população é os buracos nas vias públicas, o prefeito comentou que está tomando algumas providencias para resolver o problema. 
“Esses buracos não iniciaram na minha gestão, mas nós sabemos que herdamos todas as situações do município”. 
O prefeito Mestiço disse estar muito contente de ter substituído o ex-prefeito Tuti Bomtempo e ter pegado uma prefeitura sem dívidas e com capacidade de endividamento, maquinários novos e isso faz com que possa ficar motivado para trabalhar cada vez mais.
IMPACTO DO AUMENTO DE 9% AOS SERVIDORES NA FOLHA DE PAGAMENTO 
“O impacto na folha é algo que dá para sustentar e absorver. Inclusive estou agora me deparando com um pedido de todos os secretários da necessidade de contratação de mais funcionários. E nós vamos fazer a chamada do concurso público que foi feito de mais de 70 pessoas, inclusive, motoristas, profissionais da educação para atender as creches. Nós vamos acolher essas pessoas na administração pública e é claro que haverá um impacto na folha de pagamento e nós iremos avaliar com muita responsabilidade” 
O prefeito Luiz Alberto Vicente disse também que está destinando, todos os meses, um percentual para que seja aplicado para que tenha condições de pagar uma parte do 13º dos funcionários já em setembro.
Prefeito Luiz com Mounir Chaowiche
CONSTRUÇÃO DAS 40 CASAS
Sobre a construção das 40 casas para familias de baixa renda, contratos assinados no final do ano passado, o prefeito Luiz Mestiço disse que já em março se dará o inicio da construção e já está também conseguindo uma nova pactuação com a Cohapar para construir mais casas nesta mesma modalidade para familias de baixa renda do município. 
Segundo o prefeito está é a grande demanda de moradias deste tipo “e sendo assim iremos construir muitas casas para a população de Assaí, pois é um compromisso do nosso governo, foi compromisso quando estive pedindo votos, pois é também um compromisso do Governador Beto Richa, do Secretário Mounir Chaowiche, onde já estive três vezes com ele após assumir a prefeitura, já existe projeto em andamento nesse seguimento e nós já vamos contratar um agrimensor para fazer um levantamento topográfico desses terrenos. Então às ações já estão acontecendo. Nós estamos procurando de todas as maneiras exercer uma gestão, uma administração envolvendo as pessoas para fazer um bom trabalho, trazer recursos, conseguir muitos empregos para a nossa cidade onde teremos condições de gerar empregos, capacitar mulheres para estar brevemente tendo a oportunidade de ter o seu emprego e seu salário, construindo uma vida digna, fazendo com que o comércio de nossa cidade se fortaleça cada vez mais. Esse é um sonho de toda a população assaiense e o prefeito sonha junto e se tornará em realidade muito em breve”.
FESTAS PARA DESTACAR A CULTURA DO MUNICIPIO
“Nós vamos fazer uma grande festa todos os anos de nosso mandato que é a FESTA DAS NAÇÕES. Nós estamos fazendo no Centro de Eventos, um pré-trabalho, que nós vamos desenvolver que é o levantamento topográfico para drenar todo aquele local para que não tenha problemas de chuva. Então, vamos fazer primeiro o alicerce para depois fazer uma construção sólida. Em nossa cidade teremos muitos eventos culturais, artísticos, lazer, esportivos. Sendo assim, estaremos proporcionando a nossa gente muitas atividades culturais com muita segurança”.
SEGURANÇA
“O período da impunidade e violência em Assaí acabou. Nós estamos tomando decisões sérias e enérgicas para acabar com a violência de nossa cidade. É impossível pensar numa cidade de 17 mil habitantes com os índices de violência que estamos passando. Esse é um período que vamos deixar para trás. Virar a página. Eu fiz reunião com o Secretário de Segurança do Paraná, Cid Vasquez, com o comando da Policia Militar Coguti, com Sérgio Reis, Delegado Chefe do interior, onde já ficou acertada uma força tarefa para Assaí. As pessoas de Assaí não podem ter medo de sair às ruas, que, por exemplo, as pessoas não virem o rosto para a Vila Esperança, excluindo aquela vila, não. A cidade de Assaí terá uma inclusão total, onde toda a cidade será uma só, sem excluir ninguém. Ou seja, olhar e não enxergar as coisas que andam acontecendo. A violência em nossa cidade é algo real e nós queremos mudar isso e vivermos momentos de paz. E esse momento de paz nós só vamos conseguir com a intensificação da Policia Civil, Militar, Secretaria de Segurança, Força Tarefa, Ministério Público, Poder Judiciário e o Prefeito de Assaí que estará empenhado em trazer a segurança, a liberdade para todo o cidadão assaiense. Com garra, coragem e enfrentando todas as dificuldades, enfrentando todas as pressões que possa existir. A segurança em nosso município será verdadeira. Nós iremos investir e cobrar, de todas as classes, pois a segurança é algo que o Estado tem que preservar e a população de Assaí não poderá ser excluídos dessa segurança que nós merecemos”.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
“Após o carnaval vamos qualificar, através da Agencia do Trabalhador, pessoas através de um cadastro para trabalhar nas estufas da nossa região e também Assaí. Nós estamos fazendo uma parceria muito grande com uma grande rede mercadista de Londrina. Vamos cadastrar pessoas interessadas para trabalhar como caixa, empacotador, repositor de mercadorias, açougueiro num período de 14 às 22 horas. Essa parceria já teve seu inicio. Estamos agilizando a parte legal. Vamos enviar um Projeto para a Câmara de Vereadores para que possa ser avaliado e analisado o incentivo que a prefeitura possa dar. Essa geração de emprego é algo real. Sei da necessidade de Assaí gerar empregos, principalmente, para os jovens, para as mulheres e para as pessoas que não tem uma qualificação definida. Na próxima semana iniciaremos com 40 pessoas para trabalhar na estufa da Fazenda Cachoeira. Busquei junto a Secretaria do Trabalho para que forme aqui em Assaí qualificação dessa mão de obra para trabalhar nessa rede mercadista de Londrina, até porque temos grande proximidade com aquela cidade, então, vamos se aproveitar disso e ofertar pessoal para algumas empresas que tenham dificuldade em encontrar trabalhadores com esse perfil em Londrina”.
EMPREGOS NO CAMPO DA METALURGIA
“Nós vamos estar brevemente na PR-090, fundos dos conjuntos habitacionais, promovendo a venda daquele terreno para que sejam construídos barracões. Eu estive com o Secretário da Infra-estrutura, Pepe Richa, para que ele faça a vicinal através do DER, onde possibilitará as pessoas possam, inclusive, das oficinas mecânicas, iniciar com um trabalho diferenciado. Nosso Secretário do Trabalho, Sérgio Kian, foi até Curitiba fazer um treinamento para buscar junto ao Banco de Fomento um financiamento para o pequeno empresário comprar os equipamentos necessários e com isso gerar alguns empregos. Muitos proprietários de oficinas estão dispostos a adquirir esses terrenos e construir um barracão. Nós pretendemos transformar aquela região em um pólo industrial. Nós estamos também vendo outro terreno, onde a prefeitura pretende adquirir para que possamos montar um Parque Industrial e também um terreno para construir casas populares. Isso é realidade, pois não pretendo fazer pirotecnia, criar falsas expectativas no cidadão assaiense. O que nós falamos é com consciência e com o pé no chão. E não é para longo prazo é para agora, de imediato”.
REGIÃO DA VILA PRUDÊNCIO
“Nós vamos construir entre a Vila Prudêncio e Jardim Veneza, o CREAS, onde com isso iremos atender as reivindicações da população dessa parte da cidade. Vamos construir um Posto de Saúde na Vila São Pedro. Estamos em conversação com os Diretores da Assaimenka, onde existe um triângulo de 1.300 metros, entre aquela empresa e a Rua Carlos Kato, para que a prefeitura adquira esse terreno, onde faremos ali uma obra e com isso urbanizando aquela parte da cidade. Como eu disse na reunião com o secretariado, não existirá em nossa gestão local da cidade privilegiado e sim investir em Assaí como um todo. Vamos fazer um trabalho no complexo Renata Costa, visando reativar aquele centro esportivo, para que as pessoas que residem naquelas imediações possa praticar algum tipo de esporte. Em nossa cidade não haverá exclusão. A nossa cidade terá a integração. Não haverá vila excluída. Não haverá aquele local violento. Aquela baixada ou naquele local a gente não pode entrar. O cidadão assaiense perceberá o poder público sendo exercido em todos os cantos de nossa cidade”.
 
Entrevista concedida em 08-02 para o blog do Jornal Sol Nascente e Blog Tribuna de Amoreira, no Gabinete do Prefeito Luiz Mestiço - fotos de Chagas Balbino - reprodução no blog com texto do Jornalista Devonir Custódio.



OS SECRETÁRIOS PRESTARAM CONTA DE SUAS AÇÕES

Nenhum comentário

UA-102978914-2