[Fechar]

Últimas notícias

Mulheres de Assentamento terão curso de capacitação profissional

Adriano Lopes, Admar Herdt, Lílian Nogueira, Valdir Amaral, Adelir Júnior, Admal Batista e Salete Ribeiro: União busca capacitação de assentados

ProJovem Trabalhador alcança trabalhadores de movimentos sociais com proposta de melhoria das condições de empregabilidade

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) executará curso de capacitação profissional para mulheres e jovens moradores do Assentamento Companheiro Keno, em Jacarezinho. O curso foi disponibilizado com o objetivo de melhorar as condições de empregabilidade dos moradores da localidade e facilitar o ingresso deles no mercado de trabalho.
Segundo o deputado estadual e secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, a meta é promover em todo o Estado a capacitação de trabalhadores, ampliando as ações do governo estadual para que o Paraná continue a meta de diminuir o número de desempregados em todas as regiões. “Por meio do ProJovem Trabalhador, queremos promover cursos de capacitação em todo o Estado, ampliando as ofertas de vagas de emprego e garantindo que o paranaense seja encaminhado ao mercado de trabalho, promovendo o seu próprio sustento e de toda a família”, comenta Romanelli.
O Escritório Regional da SETS de Jacarezinho reuniu-se com líderes do Assentamento Companheiro Keno, quando foi estabelecida a parceria e fortalecido o compromisso com a Educação Profissional dos moradores da localidade. Para o líder do Assentamento, professor Adelir Júnior Batista, é uma oportunidade de aumentar a renda e garantir o acesso ao mercado de trabalho de muitas mulheres de jovens, que estão em fase de iniciação da vida profissional e trabalhista. “Nossa meta é capacitar as mulheres e os mais jovens na área do Turismo Rural, tanto na receptividade e oferta de atrativos, quanto na comercialização do artesanato e produtos oriundos da agricultura familiar”, explica Júnior, que é também coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Norte Pioneiro (MST).
No Assentamento serão implantadas duas turmas, totalizando 40 alunos, que receberão instrução referentes ao Agroextrativismo. Os estudantes ampliarão os conhecimentos do trabalho em cultivo regional, extrativismo florestal de produtos regionais, criação de pequenos animais e artesanato regional.
Eles também receberão instruções sobre cidadania, estímulo à elevação da escolaridade, Economia Solidária, Equidade de Gênero, Gestão Pública, Terceiro Setor, Português, Matemática, Língua Estrangeira e Informática.
Além do atendimento aos moradores do Assentamento Companheiro Keno, que abriga mais de famílias de trabalhadores rurais sem teto, o ProJovem Trabalhador também atenderá jovens trabalhadores da redondeza, todos com o mesmo objetivo, de facilitar o ingresso de jovens e mulheres no mercado de trabalho.
Em Jacarezinho, o ProJovem Trabalhador também está com cursos disponíveis para Construção e Reparos e Madeira e Móveis. Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora e Siqueira Campos também foram beneficiados com cursos de capacitação profissional.
O ProJovem Trabalhador oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100/mês, vale-transporte, alimentação, material didático e camiseta. Para conhecer os cursos disponíveis e fazer a matrícula, o candidato deve procurar a Agência do Trabalhador dos municípios de Jacarezinho, Carlópolis, Joaquim Távora, Siqueira Campos e Ibaiti.

Nenhum comentário

UA-102978914-2