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Consulta ao SCPC pode ser feita via internet


Ideia é que consumidor confira seu CPF regularmente, atentando-se a casos de fraude
Todos os dias, brasileiros passam por esta mesma situação: ao tentar fazer um empréstimo, é informado na loja que seu cadastro não pode ser aprovado porque há pendências em seu nome. Estas pendências, que existem sem o consumidor saber, podem ter várias causas. As mais comuns são aquelas em que a pessoa "empresta" seu nome para outra pessoa, que está com nome sujo, fazer um crediário e esta não cumpre com seus deveres. 

"É absolutamente desaconselhável agir assim, mas acontece muito", afirma Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Boa Vista Serviços. Outro motivo que leva consumidores a ficarem com nome sujo sem saber disso é a fraude, que acontece quando pessoas mal-intencionadas utilizam documentos roubados para fazer compras. 

Os consumidores que desejam consultar a situação do seu CPF de forma ativa agora podem fazê-lo gratuitamente pela internet. A Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), disponibilizou a consulta on-line através de seu site. Nele, o consumidor deve fazer um cadastro para utilizar o serviço, e depois realizar a consulta com a frequência que desejar. 

Conforme Cosenza, a ideia é que o consumidor faça a consulta regularmente, ou antes de tomar empréstimo, para evitar surpresas desagradáveis ou agir mais rapidamente em casos de fraude. No cadastro para uso do serviço, são solicitados alguns dados pessoais, necessários para a autenticação do acesso, que é pessoal. 

Antes de o serviço começar a operar, os consumidores que queriam consultar a situação do seu CPF tinham que se dirigir pessoalmente aos balcões do SCPC, às associações comerciais ou às Câmaras de Dirigentes Lojista (CDLs), parceiras da Boa Vista. Estes balcões continuam realizando consultas, avisa Cosenza, mas a expectativa com o serviço on-line é que as filas no atendimento pessoal diminuam. 

Segundo Brasílio Fonseca, diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), que é empresário no ramo de calçados, ocorrem, em média, dez tentativas de fraude ao ano em suas lojas. Para tentar minimizar o problema, ele adotou a fotografia do cliente como mais um recurso de identificação no crediário. Situações em que o cliente realiza a compra para outra pessoa, e este não honra com a dívida, também ainda são comuns, ele afirma. 

"O ano de 2012 foi difícil para os comerciantes londrinenses e uma das razões estava relacionada ao endividamento da população." Neste início de ano, o endividamento teve ainda um leve aumento, completa Fonseca. "Em começo de ano é muito natural que suba por causa do final de ano, férias, escola, impostos."
Mie Francine Chiba
Reportagem Local

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