[Fechar]

Últimas notícias

Deputado Cheida é o novo secretário de Meio Ambiente do Paraná

Ele aceitou o convite do governador Beto Richa (PSDB) na terça-feira (19).
Peemedebista vê possibilidade de partido apoiar Richa em 2014.


Luiz Eduardo Cheida (PMDB) (Foto: Reprodução/ RPC TV) Luiz Eduardo Cheida (PMDB) ficará no cargo por
um ano (Foto: Reprodução/ RPC TV)
O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) é o novo secretário do governo de Beto Richa (PSDB). Ele vai assumir a pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), contudo, ainda não foi definida a data para posse. Após quase um mês de especulações, a nomeação foi concretizada na noite de terça-feira (19).

Cheida é médico e foi vereador e prefeito de Londrina, no norte do estado. No governo de Roberto Requião já havia ocupado a Secretaria de Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira (20), Cheida afirmou que aceitou o convite depois que o governador garantiu que ele poderia nomear os profissionais que quisesse para compor a equipe. “Estamos entrando no meio de um governo e certos cargos são de apadrinhados. Nós, mexendo nesses cargos, mexemos com interesses de pessoas que apoiaram o governador”, justificou o deputado. “Ele não tinha me garantido antes”, acrescentou.

A gestão de Cheida na Secretaria de Meio Ambiente terminará em março de 2014, quando ele voltará para Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A medida é necessária para que ele possa concorrer à reeleição como deputado estadual. Para este período de gestão, um ano, Cheida pretende implantar políticas que, segundo ele, não estavam sendo implantadas.

Ele afirmou que o trabalho terá como base  quatro eixos. Agilidade nos processos de licenciamento, política de resíduos sólidos que trabalhe em sintonia com a legislação federal, viabilização do pagamento por serviços ambientais e consolidação da política de recursos hídricos através da gestão das bacias hidrográficas. “Estou muito otimista e sei que vou contar com a colaboração do governador”, afirmou.

Com a entrada de Cheida para a Secretaria do Meio Ambiente, o PMDB amplia a participação no governo já que o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária é o peemedebista Luiz Cláudio Romanelli. Diante dos rumores de que a reforma do secretário visa às eleições 2014, Cheida não relaciona diretamente a nomeação a um futuro apoio político.

“Eu vejo, é claro, como uma aproximação do PMDB ao governo. Mas está bem claro e conversado que isso não significa uma adesão ao projeto do governador de 2014. Isso tem que passar por questão partidária, não é a bancada que não decide”, disse o deputado, que também afirmou que vê esta possibilidade.

G1 PARANÁ

Nenhum comentário

UA-102978914-2