[Fechar]

Últimas notícias

Cheida apresenta programa Paraná Sem Lixões em encontro de pesquisadores


O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida apresentou o programa "Paraná Sem Lixões" durante a abertura do I Encontro Paranaense de Pesquisadores e Agentes de Tratamento, Aproveitamento e Industrialização de Resíduos (I-EPAR), nesta quarta-feira (22), em Curitiba. O Encontro reúne profissionais do setor público e privado, estudantes e pesquisadores para discutir tecnologias e metodologias para a gestão de resíduos sólidos.
Serão apresentados mais de 100 trabalhos de pesquisa sobre tecnologias e alternativas para a gestão de resíduos no Paraná. As pesquisas abordam política de resíduos sólidos, estrutura necessária para a sua implantação, fontes de fomento, financiamento para aterros sanitários e planos de gestão integrada de resíduos sólidos. 
LIXÕES – O programa “Paraná Sem Lixões”, apresentado pelo secretário, pretende eliminar as áreas irregulares de disposição de resíduos sólidos no Estado até agosto de 2014. “O programa tem como diretrizes a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos e disposição final adequada dos rejeitos”, explicou Cheida. 
O “Paraná Sem Lixões” também inclui o Plano Estadual de Regionalização da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, previsto na legislação federal, e que propõe a gestão dos resíduos com formação de consórcios intermunicipais. No Paraná, a ideia é dividir os municípios em cerca de 20 regiões. Cada uma das regiões deverá implementar ações integradas de educação ambiental, coleta, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados. 
Cheida também falou sobre as novas regras para o licenciamento de aterros sanitários no Paraná. Entre as principais mudanças estão a obrigatoriedade da apresentação de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para aterros sanitários com capacidade para mais de 20 toneladas de resíduos por dia e prioridade absoluta para a construção de aterros sanitários consorciados entre os municípios. O Paraná produz diariamente 20 mil toneladas de resíduos por dia, sendo que deste total apenas 15% são considerados rejeitos e não podem ser reciclados. 
UNIÃO - O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Neto, destacou que a orientação do Governo do Estado é envolver todas as entidades ligadas à ciência e à tecnologia para que trabalhem integradas na gestão dos resíduos sólidos. 
Uma das parceiras no trabalho é a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Só há transferência de tecnologia quando a nossa produção é útil à sociedade, no sentido de trazer soluções para problemas concretos. É muito bom saber que temos gestores sensíveis a essa situação. Nosso desafio comum é fazer o Paraná avançar”, apontou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. 
Os trabalhos apresentados no I-EPAR foram classificados em diagnósticos ambientais das atividades geradoras de resíduos, avaliação e discussão das particularidades dos modelos de gestão de resíduos, inovações tecnológicas desenvolvidas nas universidades para o tratamento, aproveitamento e, principalmente, para a industrialização de resíduos. O encontro também traz novos modelos de negócios com base no aproveitamento dos resíduos. 
O I-EPAR é um passo inicial para a formação de uma rede de excelência na área de resíduos. O objetivo do Governo do Estado é incentivar os pesquisadores que atualmente trabalham em suas instituições de modo isolado, competindo com outros colegas paranaenses na busca de recursos para financiamento de suas pesquisas, a conhecerem as necessidades do Estado para o setor.
 

Fonte: Com informações da assessoria de imprensa SEMA 

Nenhum comentário

UA-102978914-2