[Fechar]

Últimas notícias

Conferências de meio ambiente vão envolver 103 cidades do Norte.



A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos capacitou em Londrina nesta terça-feira (21) prefeitos, representantes e técnicos das cidades da região para realização das Conferências Municipais do Meio Ambiente, onde serão discutidas propostas e soluções para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, que ocorrerão em junho. Participarão dos eventos 103 municípios. 
Este ano as Conferências do Meio Ambiente - em todo o país - vão debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada pela Lei 12.305/2010. 
Na abertura do evento desta terça-feira, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, lembrou que os problemas na gestão do lixo refletem diretamente na saúde, na economia e na sustentabilidade dos municípios. 
Segundo afirmou, o lixo mal acondicionado representa 45% dos focos de larvas do Aedes aegypti (dengue) encontrados no estado. A falta de programas de reciclagem reduz as oportunidades de geração de emprego e renda. “Além disso, o município que não incentiva a coleta seletiva acaba saturando os aterros sanitários - que voltam a ser lixão - e impedem que o material possa retornar à cadeia produtiva de forma sustentável”, disse Cheida. 
O secretário afirmou ainda, que o Programa Paraná Sem Lixões tem como meta principal acabar com a disposição irregular de resíduos em todos os municípios do Paraná, conforme prevê a legislação federal, até agosto de 2014. 
“Hoje, existem 250 lixões a céu aberto no Paraná e já começamos o trabalho junto às prefeituras para a implantação dos aterros, principalmente por meio da formação de consórcios intermunicipais”, reforçou Cheida. Segundo ele, o governo do Estado vai disponibilizar conhecimento técnico e dar aporte financeiro para esta ação. 
REPERCUSSÃO - O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, disse que o curso de capacitação mostra que o Governo do Estado e as prefeituras estão buscando juntos os melhores caminhos para as questões ligadas à sustentabilidade. 
Para o prefeito de Florestópolis, Onício de Souza, o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente é fundamental para municípios de pequeno porte. “A nossa cidade possui 11.600 habitantes e uma geração diária de 5 toneladas de lixo. Não temos recursos financeiros e técnicos para a gestão de um aterro municipal. Precisamos desenhar um consórcio com as cidades vizinhas e trabalharmos em conjunto", explica Onício. A mesma ideia é compartilhada pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente de Cornélio Procópio, Oscar Balarin. "Vamos dividir despesas, trocar experiências e transferir tecnologia”, ressalta Balarin. 
Ao todo, o curso em Londrina reuniu 133 participantes dos municípios da região. A Secretaria já promoveu cursos de capacitação para municípios da região de Guarapuava e Maringá. E as próximas regiões beneficiadas serão Ponta Grossa e Santa Helena. 
A consultora do Ministério do Meio Ambiente para o Paraná, Dellany Oliveira, disse estar impressionada com o resultado das capacitações no estado. "Os cursos têm mostrado a vontade e o comprometimento dos municípios paranaenses em solucionar o problema dos resíduos", declarou Dellany. Segundo ela, o Paraná está muito à frente de outros cinco estados brasileiros que ela acompanha sobre a mobilização e participação. “O Paraná está mostrando que tem muito a contribuir com todo o país”, disse. 
METODOLOGIA- Após a realização das Conferências Municipais, vão acontecer cinco etapas de Conferências Macro-Regionais, de 1º de julho a 02 de agosto e, posteriormente, a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada em setembro, em Foz do Iguaçu. A 4ª Conferência Nacional será realizada em outubro, em Brasília. 


Fonte: com informações da Assessoria de Imprensa SEMA 

Nenhum comentário

UA-102978914-2