[Fechar]

Últimas notícias

NOVA SANTA BÁRBARA - Cidade ‘caçula’ completa 23 anos

A caçula do Norte Pioneiro, Nova Santa Bárbara, comemora amanhã 23 anos de emancipação política – antes ela pertencia à Santa Cecília do Pavão. O município tem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma população de 3.908 habitantes.

Apesar da pouca idade, Nova Santa Bárbara, tenta se manter bem organizada para participar dos programas dos governos estadual e federal, conforme o vice-prefeito, Jozias Piza de Moraes (PMDB). ''Estamos atentos as recomendações e mantemos os documentos em dia para tentar os recursos'', aponta.

Moraes reconhece, no entanto, que há uma série de desafios para que o município possa dar mais qualidade de vida aos seus moradores. Na opinião dele, o principal deles é a infraestrutura do município. Há necessidade de recape e calçamento em praticamente toda a cidade.

Para solucionar o problema, o município já possui cerca de R$ 247 mil, mas seria necessário pelo menos mais R$ 1 milhão. ''Com o dinheiro que temos já é possível fazer alguma coisa e estamos tentando recursos do governo federal para o restante, mas ainda não há prazos'', diz.

Outro problema que Moraes vê como passível de solução é o de moradia. Conforme ele, cerca de 80 famílias já fazem parte de programas para obter a casa própria. ''Possivelmente até o fim do mandato nós consigamos praticamente zerar esse déficit'', antecipa.

Movido por projetos de médio e longo prazo, o município também tenta atrair empresas, cedendo espaço físico para elas. O vice-prefeito destaca a existência de empresas de facção e uma de equipamentos para cozinha industrial, em processo de instalação. ''Facção é o nosso forte, por isso estamos realizando um estudo e com o resultado tentaremos políticas para fortalecer o setor, embora já tenhamos uma escola de costura'', afirma.

Eventos
Para comemorar, a prefeitura prepara para sábado (11), um show a partir das 22h30 na praça central. A banda New Sound Show Band tocará diversos hits. A festa também contará com diversas barracas. No domingo, o tradicional show, organizado pela prefeitura em parceria com uma rádio comunitária promete agitar a cidade, com música a partir das 16 horas.


Vinícius Fonseca
Reportagem Local

Quenianos treinam em Santa Bárbara

Divulgação/Tião Moreira
Edwin Rotich (à esq.), surpreendeu o treinador e foi o vencedor da última edição da São Silvestre
Apesar de recente, o município de Nova Santa Bárbara tem obtido destaque no cenário nacional, muito pelo projeto Casa Quênia, iniciado em 2004, pelo ex-atleta, Moacir Marconi, conhecido como Coquinho.

Ele recebe atletas quenianos, por até três meses, os prepara e leva para as competições. Em média, passam pela casa cerca de 25 corredores todos os anos.

Coquinho conta que a maioria dos profissionais chegam desconhecidos ao Brasil e ao conseguirem bons resultados em provas nacionais e até internacionais acabam se tornando conhecidos no atletismo. Entre os nomes que passaram por Nova Santa Bárbará estão Priscah Jeptoo, atual campeã da Maratona de Londres, e prata nas Olimpíadas 2012, na mesma cidade e Stanley Biwott, campeão da Maratona de Paris no ano passado. Ambos treinaram no município nos anos de 2006 e 2008.

O treinador comemora ainda o seu mais recente sucesso com Edwin Rotich vencedor da última edição da São Silvestre, além de outras provas do circuito nacional. ''Ainda não tinha visto um atleta meu ter vencido a São Silvestre, foi emocionante'', conta.

Com os resultados cada vez mais expressivos, Coquinho sabe que o nome da cidade também aparece e se diz orgulhoso de morar na localidade. ''Moro aqui desde 2002 e embora não seja natural de Santa Bárbara, hoje tenho orgulho de viver aqui'', afirma.

O treinador, que costuma brincar dizendo que vive em um condomínio fechado, já que Santa Bárbara tem menos de 4 mil habitantes e praticamente nenhuma poluição ou casos de violência como em grandes centros. Ele destaca ainda que o clima da localidade e o terreno se assemelha um pouco ao de Quênia, o que facilita a adaptação dos atletas. ''O terreno é muito parecido, só que aqui é mais fresco e os atletas se acostumam rápido'', pondera.

Na próxima semana, Coquinho deve ir a Curitiba visitar a Secretaria do Estado de Esporte e espera sugerir a construção de uma pista de atletismo no município. A ideia é que além da Casa Quênia, possa ser criado um outro projeto para atender crianças de Santa Bárbara através da atividade. (V.F).

Nenhum comentário

UA-102978914-2