[Fechar]

Últimas notícias

Romanelli destaca atuação de professores do Norte Pioneiro‏




O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli visitou na última sexta-feira o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho e destacou o trabalho realizado pelos professores e servidores da Educação visando a melhoria da qualidade de ensino público na região. Romanelli lembrou dos vários investimentos feitos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação para garantir acesso ao ensino gratuito e de qualidade em todo o Paraná.
Para Romanelli, a parceria da Secretaria de Educação na qualificação profissional tem garantido ao Paraná a inserção de milhares de jovens ao mercado de trabalho mensalmente. “As Secretarias do Trabalho e de Educação estão unidas nos esforços do Governo do Estado em melhorar as condições de trabalho em todo o Paraná e garantir a formação profissional do estudante paranaense”, comenta o secretário.
A chefe do NRE de Jacarezinho, professora Silvia Regina de Souza lembrou que todos os professores e servidores das unidades educacionais dos 12 municípios da região estão empenhados na missão de educar com qualidade e compromisso. “Nós reunimos os professores e servidores frequentemente para saber os desafios e dificuldades de cada um para podermos vencer esses problemas e promover uma Educação de qualidade em toda a região”, explica a professora Silvia.
Romanelli também destacou o empenho do NRE na execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado pelo Governo Federal, em 2011, o Pronatec tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Por meio do Pronatec, estamos ofertando cursos profissionalizantes em toda a região, capacitando o jovem para o mercado de trabalho e facilitando o preenchimento das vagas disponíveis hoje em toda a região”, lembra o secretário do Trabalho.
Romanelli também destacou o apoio do NRE ao Programa Leite das Crianças, que tem o objetivo de  auxiliar o combate à desnutrição infantil, por meio da distribuição gratuita e diária de um litro de leite às crianças de 6 a 36 meses, pertencentes a famílias de baixa renda. “Além disso, o Programa Leite das Crianças promove o fomento à agricultura familiar, proporcionando geração de emprego e renda, a busca pela qualidade do produto pela remuneração equivalente, a inovação dos meios de produção e a fixação do homem no campo”, acrescenta.
Valorização — Durante a visita que fez ao NRE de Jacarezinho, o secretário Romanelli conferiu de perto os novos equipamentos de informática que serão distribuídos gratuitamente aos professores da rede pública do Paraná. Na região de Jacarezinho, 610 professores de cerca de 20 escolas vão receber um tablet para auxiliar no ensino em sala de aula. Em todo o Paraná foram adquiridos 32 mil tablets para os professores.
Romanelli acrescenta que o Governo do Estado realiza diversos investimentos na melhoria do sistema estadual de ensino e valorização do profissional da educação. “Em dois anos, o governador Beto Richa autorizou aumento salarial de 34,85% para professores e pedagogos. O salário de ingresso do professor, com jornada de 40 horas semanal, é 33% maior do que o piso nacional”, informa, lembrando que também foram contratados 17.267 mil profissionais concursados e outro concurso foi aberto neste ano para selecionar 13.771 professores e pedagogos, somando mais de 30 mil novos profissionais no quadro próprio do Estado.
Ainda segundo Romanelli, o Governo pagou progressões e deu promoções que estavam atrasadas aos profissionais da Educação. “Além disso, mais de 2 mil professores estaduais foram liberados para fazer cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado, investimento que garante muito mais qualidade ao ensino público estadual”, finaliza o secretário de Trabalho e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.

Nenhum comentário

UA-102978914-2