[Fechar]

Últimas notícias

ASSAÍ Conferência apresenta propostas para consolidação e desenvolvimento da cultura.



Com o tema “ Uma política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” autoridades, educadores, estudantes, representantes de ong e movimentos sociais discutiram e apresentaram proposta norteadas para a consolidação da cultura, durante a II Conferencia Municipal de Cultura.
A conferência é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual que acontecerá em setembro na cidade de Apucarana.
O evento contou com a participação das palestrantes Irene Olbre Zanon  e Delma Cavalheiro de Ávila Andrade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária, e com a presença do Diretor de Turismo de Araucária Marcos Mohan, do Diretor de Cultura de Uraí Marcos Antônio Bertolazzi, da representante do Senar de Ibiporã Devanilde Alves Arias e da representante do Núcleo Regional de Educação Juliana Souza Ferreira.
Após a palestra, os participantes se organizaram em grupos de discussões e apresentaram as seguintes propostas:
Eixo 1: Implementação do Sistema Municipal de Cultura: Que o Sistema Nacional de Cultura seja regulada por conselhos deliberativos, consultivos e fiscal; Que o conselho promova a participação democrática de vários segmentos da sociedade que integram a ação cultural; Que os conselhos sejam compostos por membros divididos de forma paritária, com cadeiras garantidas a jovens, movimentos sociais, religiosos e representantes da gestão municipal; Que os conselhos priorizem e apoie a comunicação, visando a difusão e manifestação cultural do município de uma forma geral.
Eixo 2: Produção simbólica e diversidade cultural: Criar a Semana da Cultura Afro; Criar a semana a Cultura e Arte; Criar um projeto Conhecer meu município, meu Estado (resgate cultural); Uso das tecnologias para desenvolvimento cultural.
Eixo 3: Cidadania e direitos culturais: Criara um espaço cultural itinerante; Valorizar a idéia de aceitar o diferente; Resgate da memória com objetos.
Eixo 4: Cultura e desenvolvimento: Castelo Japonês – Planejamento e capacitação de resgate a cultura japonesa; Desenvolver produtos – Iconografia japonesa; Pontos de vendas, oficinas culturais; Criar circuitos culturais.
Ao final foram eleitos os delegados Cairo Koguishi representante da LACA, Zelia Del Anhol representante da APM do Colégio Carrão, Maria Helena Ueno representante dos sindicatos e Lucia Hayashida representante dos acadêmicos que estarão representando Assaí no evento estadual, defendendo as propostas estabelecidas.


Murilo Leonardi
Assessor de Imprensa
Prefeitura Municipal de Assaí

Nenhum comentário

UA-102978914-2