[Fechar]

Últimas notícias

Governo debate desafios da Qualificação Profissional no Paraná‏



Nosso desafio é fazer com que os cursos de qualificação possam chegar aos municípios paranaenses. Por isso, estabelecemos esta parceria com os prefeitos e lideranças regionais para que o Paraná possa qualificar cada vez mais seus trabalhadores e inserí-los no mercado de trabalho”, explica o secretário.
Lideranças dos municípios do Norte Pioneiro reuniram-se nesta sexta-feira ( 7), em Cornélio Procópio, para debater questões referentes à formação e qualificação profissional do Estado na região. Além dos prefeitos e representantes dos 46 municípios da mesorregião de Cornélio Procópio e Jacarezinho, o evento reuniu também o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana e representantes das secretarias de Estado da Educação, Família e Desenvolvimento Social e Turismo. Ao todo, mais de 300 pessoas participaram dos debates.
Segundo o secretário Romanelli, a meta é mobilizar todos os segmentos da Educação do Estado para que todos os municípios recebam os investimentos dos cursos da qualificação profissional, sobretudo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.
Nosso desafio é fazer com que os cursos de qualificação possam chegar aos municípios paranaenses. Por isso, estabelecemos esta parceria com os prefeitos e lideranças regionais para que o Paraná possa qualificar cada vez mais seus trabalhadores e inserí-los no mercado de trabalho”, explica o secretário.
Ainda segundo Romanelli, todos os municípios do Estado poderão solicitar cursos de capacitação para melhor qualificar os trabalhadores. Este é o primeiro de uma série de treze fóruns que serão realizados no Estado, iniciando as discussões em todo o Estado e, dessa forma, mobilizando todo o Paraná para a questão da qualificação profissional.
O presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana também lembrou da importância da qualificação profissional, não somente para o comércio varejista, mas também para outros segmentos da economia do Estado e do Brasil.
O que nós queremos é dar oportunidade para que todos os municípios possam receber promover cursos de qualificação. Por isso, é importante a união de todos os prefeitos e entidades parceiras, que estão ajudando e qualificar mão de obra e, assim, facilitar a inserção do trabalhador no mercado de trabalho”, explica Piana.
O diretor-geral da SEED, Jorge Eduardo Wekerlin, que destacou a importância da adesão dos prefeitos ao Pronatec. “O Pronatec somente terá sucesso se contar com o apoio dos prefeitos paranaenses. Eles são um dos nossos principais parceiros”, destaca.
Pronatec — O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo, por meio da qualificação profissional, facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho no menor tempo possível.
Para conhecer melhor o programa, o Governo do Paraná reuniu os prefeitos que integram a região das Associações dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e do Norte Pioneiro (Amunorpi). O Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional para a Mesorregião do Norte Pioneiro tem por objetivo reunir agentes de qualificação profissional, ou seja, os ofertantes, representados pelas Instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Secretarias de Estado da Educação; do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; da Família e Desenvolvimento Social e do Turismo.
Durante o Fórum, os participarantes também puderam conhecer as ofertas de cursos disponíveis por cada um dos segmentos que ofertam mecanismos para qualificação profissional no Estado.

Nenhum comentário

UA-102978914-2