[Fechar]

Últimas notícias

Wenceslau Braz recebe fase Macrorregional dos Jogos Escolares


O vôlei de praia tem o maior número de equipes, 31 foram formadas em todas as categorias. Essa modalidade estreia nesta fase
Atletas, professores e dirigentes de pelo menos 47 municípios que compõem a macrorregional “08” se concentram nesta quarta-feira (05.06) no município sede de Wenceslau Braz para dar inicio às competições da 60ª edição dos Jogos escolares do Paraná (JEPs), fase que antecede as finais. Mais de 1,3 mil atletas de cerca de 100 estabelecimentos de ensino participam.

competição se entende até domingo (09) com disputas nas modalidades de basquetebol, voleibol, futsal, handebol, vôlei de praia, xadrez, atletismo e tênis de mesa. Serão mais de 130 jogos para as modalidades coletivas, além das individuais que são disputadas em vários tipos de provas. Os Jeps são divididos da seguinte forma, para alunos de 12 a 14 anos (classe B) e alunos de 15 a 17 anos (classe A). 

Os campeões das fases regionais de cada Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho, Ibaiti, Cornélio Procópio e Wenceslau Braz, competem para determinar os classificados para as finais, que neste ano acontecem para a classe B, em Guarapuava, e para a classe A, em Foz do Iguaçu.

Segundo o coordenador de Educação Física do NRE de Wenceslau Braz, Jairo Borges, o campeonato fomenta a prática esportiva nas escolas, movimenta os setores de turismo e comércio do município sede, além de ser um momento propício para intercâmbio e qualidade de vida dos alunos.

Na solenidade de abertura, a partir das 19h30 dessa quarta-feira, no ginásio de Esporte Edmar Luiz Costa, os protagonistas do evento escolar, que é considerado o maior da América Latina, desfilam e participam do juramento do atleta e do acendimento da pira olímpica. 

“As fases regionais dos Jogos Escolares do Paraná foram um sucesso, tivemos um aumento no número de participantes em relação a 2012, agora na macrorregional esse crescimento será confirmado em todas as oito cidades sedes. Os Jogos Escolares do Paraná é exemplo para o Brasil”, comentou a coordenadora geral do Jeps, Márcia Tomadon.

A prefeitura será parceira do Jeps, concedendo estrutura para alojamento, alimentação e transporte dos participantes de outros municípios. Durante a competição sete lugares irão sediar os jogos, além da Comissão Central Organizadora (CCO) que ficará instalada na Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. As competições acontecerão nos seguintes locais: Centro Social Urbano (atletismo); Colégio São Tomaz de Aquino (basquetebol e voleibol); Colégio Professor Milton Benner (futsal e handebol); Colégio Sebastião Paraná (tênis de mesa e xadrez); Country Club (vôlei de praia) e o Ginásio de Esportes Edmar Luiz Costa (futsal).

Estreia

Nesta quarta-feira (08) o vôlei de praia, modalidade com maior número de inscritos, futsal, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez estreiam agitando a população de Wenceslau Braz. Ao todo 27 partidas dão o ponta pé inicial. No segundo dia, o atletismo, que será disputado na pista do Centro Social Urbano, dá largada a partir das 08h30. O tênis de mesa, sediado no Colégio Sebastião Paraná, também começa nesta quinta-feira. 

São Jerônimo da Serra, representado pelo Colégio Estadual José Ferreira Mello, já garantiu uma vaga na final por ter a única equipe inscrita na categoria FA da modalidade de basquetebol. Com Arapoti aconteceu o mesmo, pelo FB, a equipe do Colégio Estadual Coronel Costa Neto, foi a única inscrita no basquetebol. O handebol MB também já tem representante na final, a equipe da Escola Estadual Ruth Martines Corrêa, de Ribeirão do Pinhal.

O vôlei de praia tem o maior número de equipes, 31 foram formadas em todas as categorias. Em seguida vem o futsal com 28 no total, somando vinte no regular, mais oito na categoria ACD, para alunos com deficiência. Depois o voleibol com 17 equipes. Por ultimo, ficam o handebol e basquetebol, com sete e cinco equipes, respectivamente.

A fase Macrorregional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria de Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal. 

COM/SEES
William Bilches
(43)3361-7736/ CCO (43) 3528-1777
comunicacao@sees.pr.gov.br

Nenhum comentário

UA-102978914-2