[Fechar]

Últimas notícias

Amunorpi organiza 26 cidades para Ecocidadão

A Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) é a primeira entre as 18 entidades que representam as microrregiões do Paraná, a incentivar, dar apoio e organizar municípios para a colocar em prática o Programa Ecocidadão Paraná. O assunto foi tema de uma reunião promovida nesta quinta-feira,dia 16, na sede da entidade, em Santo Antônio da Platina, com técnicos do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar), prefeitos e diretores de meio ambiente da região. 
Desenvolvido pela Sanepar mas com a gestão feita pelo Provopar, o Programa Ecocidadão organiza e apoia associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o objetivo de reduzir o volume de resíduos lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental. 
De acordo com o técnico do Provopar e agente do Ecocidadão, Felipe Silvério, a Amunorpi além de ser a primeira associação a organizar os municípios para receber equipamentos e treinamento do programa, também é pioneira na formação de células formadas por municípios para aumentar o volume de material retirado do meio ambiente e aumentar a renda das pessoas que trabalham com esse tipo de material. 
“A Amunorpi tem um conceito de regionalização que é pioneiro. A entidade sempre pensa de forma integrada. A ideia de desenvolver o programa aqui no Norte Pioneiro com o princípio dos consórcios é excelente. É uma iniciativa a ser adotada em todo Paraná”, disse o técnico. 
Durante a reunião ficou definido que os municípios que tiverem interesse em receber investimentos do Ecocidadão deverão, através da Amunorpi, formalizar o pedido de adesão e atender algumas exigência técnicas como a de contar com uma associação ou cooperativa de recicláveis e contar com uma barracão para abrigar os equipamentos que serão ser doados. Os municípios que ainda não contarem com associação ou cooperativa podem também ter a ajuda da Amunorpi e do próprio programa para organizar esses grupos de trabalhadores.
Além de entregar equipamentos em regime de cessão como mesa, balança e material de segurança, o programa também capacita os trabalhadores. 

FONTE - NP DIARIO
UA-102978914-2