[Fechar]

Últimas notícias

Câmara de Jacarezinho amplia número de vagas

Na próxima legislatura, a Câmara de Vereadores de Jacarezinho terá 13 parlamentares, quatro a mais que o quadro atual. O aumento eleva o número de cadeiras na Casa para o limite máximo permitido para as cidades com até 50 mil habitantes, conforme a Constituição Federal. 

O projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal foi aprovado na segunda-feira, na última sessão antes do recesso. Na justificativa da matéria, que teve 7 votos favoráveis, os parlamentares defendem a mudança alegando "o intuito de aumentar a representatividade do povo jacarezinhense" e que "o limite com as despesas do Poder Legislativo não será alterado". O projeto disponível no portal da Câmara, contudo, não apresenta os cálculos do impacto financeiro para os cofres públicos. 

O presidente da Câmara, Valdir Pereira Maldonado (PDT), que estava em viagem ontem, disse que foi feito um levantamento sobre os custos, mas não soube informar os valores. "Não haverá aumento de gastos, porque o repasse ao Legislativo continuará sendo no mesmo percentual e, se por acaso não der para pagar todos, pode haver redução nos salários dos vereadores", alegou Maldonado, informando que cada vereador ganha cerca de R$ 6,5 mil mensais. 

O presidente da Câmara de Jacarezinho minimizou o protesto de um grupo de professores que esteve na sessão de segunda-feira. "Foram 14 professores protestar lá. Mas será que eles têm legitimidade depois da greve que fizeram, prejudicando tantos alunos? Além disso, não tem nada de ilegal no projeto." Segundo Maldonado, o aumento de vagas também vai abrir "oportunidade para que mais gente, especialmente dos partidos pequenos, possam estar representada". 

Em Cornélio Procópio, a reportagem apurou que os vereadores já iniciaram o debate nos bastidores para elevar o número de vagas para 2017. Atualmente, são 11 parlamentares e o interesse de alguns é propor mais duas cadeiras para a próxima legislatura. Alegando que ainda não há projeto tramitando, a presidente da Câmara, Angélica Olchaneski (PSDB), disse, via assessoria de imprensa, que não comentaria o assunto. (E.F.)

fonte - folha de londrina
UA-102978914-2