[Fechar]

Últimas notícias

Cheia do Tibagi deixa Jataizinho em alerta

Com mais chuva, Defesa Civil alerta para risco de novo transbordamento do rio Jataizinho, afluente que corta o município

Ricardo Chicarelli
Rio Jataizinho já subiu mais de um metro semana passada com as chuvas: população teme alagamentos como o de dois anos atrás
"Já pensamos em vender a casa ou abandonar tudo. Além de perder móveis, sofá e cama, temos medo da água derrubar uma parede", desabafou a dona de casa Natividade Rocha da Silva, que mora há cinco anos na Vila Frederico Lucarevisk, no município de Jataizinho, na Região Metropolitana de Londrina (RML). Com as chuvas da semana passada, ela voltou a se preocupar com o destino da família, que ficou desabrigada em junho de 2013, quando o rio Jataizinho, que corta a cidade, transbordou e atingiu a residência. "Nós fomos para a casa de parentes e ficamos mais de um dia fora. A água chegou a 50 centímetros dentro de casa e perdemos muitas coisas. O rio subiu muito rápido", lamentou.

As chuvas dos últimos dias já deixaram a população em alerta e as atenções foram redobradas ontem após aviso da Defesa Civil com a previsão de chuva acumulada acima de 100 mm para todo o Estado neste final de semana. De acordo com o órgão da prefeitura, o rio Jataizinho subiu mais de um metro na semana passada.

O aumento da vazão assustou o presidente do bairro, Celso Biolada, que disse que o nível do rio começou a cair ontem após chegar próximo das casas. "Tenho que ficar monitorando o tempo todo, pois não dá para evitar quando o rio sobe", afirmou o morador que perdeu oito portas da residência no último alagamento. Em 2013, o rio Jataizinho ainda deixou a Vila Frederico isolada do restante da cidade. A moradora Vera Lúcia Reichel contou que o rio cobriu a ponte, que é o único acesso ao bairro, e a dona de casa foi obrigada a permanecer mais de 24 horas na residência. "Minha filha não conseguiu voltar para casa depois que saiu do trabalho porque o ônibus não passava."

SEMPRE ALERTA

A Defesa Civil informou que o alerta também vale para os bairros Jardim Novo Rio e Conjunto Jesuíno Loures Salinet. O coordenador Reinaldo Martins explicou que a chuva acumulada no Tibagi influencia nos alagamentos do rio Jataizinho, pois "bloqueia" o afluente e aumenta a possibilidade de transbordamento. Além disso, as chuvas previstas na Região Central do Paraná, onde nasce o Tibagi, ainda contribuem para a alta do nível do rio no município. "A prefeitura está em alerta desde as primeiras chuvas deste mês e está pronta com suporte de máquinas e veículos no auxílio a possível retirada dos atingidos", afirmou. Os moradores afetados devem entrar em contato com o plantão pelo telefone 3259-1250.

De acordo com ele, os moradores de chácara também precisam ficar em alerta por causa do aumento da vasão no rio Tibagi, nas proximidades da BR-369 no acesso ao município. Segundo a Defesa Civil, mais de 80 pessoas foram atingidas pelos alagamentos no rio Jataizinho em junho de 2013. 

FONTE - FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2