[Fechar]

Últimas notícias

De volta ao Brasil, Ingrid recebe carinho: "Não estão sendo abusados"

Prata no Pan, atleta de 19 anos desfruta do reconhecimento no retorno ao país e admite estar um pouco assustada: "É bem novo, meio confuso ainda para mim"

Por Rio de Janeiro
Ao todo, serão menos de 40 horas no Brasil, mas a passagem de Ingrid Oliveira pelo Rio de Janeiro antes do embarque para o Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, na Rússia, tem servido para a saltadora de 19 anos começar a ter uma ideia da popularidade que ganhou. Após roubar a cena nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, onde se viu em grande polêmica por uma foto postada na internet, caiu feio em sua primeira apresentação e depois se recuperou com a medalha de prata na plataforma sincronizada - ao lado da companheira Giovanna Gomes. A atleta, que já vinha recebendo bastante reconhecimento por meio de suas redes sociais, pôde sentir um pouco do carinho dos brasileiros pessoalmente. E não teve dúvidas em afirmar: cara a cara, as pessoas são muito mais educadas.
Ingrid Oliveira Saltos Ornamentais Pan Fluminense (Foto: André Durão)Na volta ao Flu, Ingrid Oliveira exibe com orgulho a prata nos saltos ornamentais do Pan (Foto: André Durão)
Ingrid Oliveira Saltos Ornamentais Pan Fluminense (Foto: Fabricio Marques)Fãs tiraram fotos com Ingrid Oliveira no Fluminense (Foto: Fabricio Marques)


- Está sendo bom. As pessoas não estão sendo abusadas nem nada. Estão me recebendo com o maior carinho. Na internet, tem aquela coisa de falarem o que querem, acharem que ninguém nunca vai saber quem é. Criam até fakes (perfis falsos) para falar besteira. Pessoalmente, não pode. Até porque eu posso reagir, pegar pelo pescoço, estrangular (risos) - afirmou em tom descontraído a saltadora.
O reconhecimento no retorno foi imediato. Os primeiros pedidos por selfies vieram ainda no aeroporto, no desembarque com a equipe brasileira dos saltos ornamentais na tarde desta quarta-feira. Mais tarde, uma ida ao cinema e mais assédio. Nesta quinta, esteve na sede do seu clube, o Fluminense, para atender a imprensa e receber os cumprimentos do presidente Peter Simsen. Grudada em sua medalha, voltou a ser muito requisitada para fotos. Situação um pouco assustadora, ela confessa, mas bastante saborosa. 

- É bem novo. Estou meio assustada ainda. Não caiu a ficha de que agora eu sou uma pessoa vista por todo mundo. Que as pessoas têm noção de quem eu sou, que eu faço esporte, que sou atleta. É meio confuso ainda para mim. Mas é bem legal o carinho do pessoal... Criaram até um fã clube na internet. Eu segui a página e as meninas ficaram agradecendo, mandando força. É bem gratificante.
Ingrid Oliveira Saltos Ornamentais Pan Fluminense (Foto: Fabricio Marques)Ingrid Oliveira foi cercada por crianças na sede tricolor (Foto: Fabricio Marques)
Além do assédio, o status alcançado por Ingrid após o Pan aumenta também a responsabilidade. Algo que ela tem consciência. Nas escolinhas de saltos ornamentais do Fluminense, já é uma referência para os mais novos e sabe é importante dar bons exemplos.

- Isso é uma coisa que a nossa técnica sempre cobrou muito. Treinamos ao lado de várias crianças e acabo servindo de inspiração para elas. Por exemplo, eu tenho mania de me enxugar o tempo todo. E tem um garoto aqui que pegou essa mania de mim. Eu sirvo de espelho para eles e sei que tenho que dar o melhor exemplo possível.

Outro item que normalmente acompanha o pacote da fama é o retorno financeiro. Até o momento, as propostas para patrocínio e apoio ainda foram pequenas. Mas Ingrid espera que cresçam em breve, até porque os saltos ornamentais ainda não é uma modalidade que possibilita grandes rendimentos aos atletas.
Ingrid Oliveira Saltos Ornamentais Pan Fluminense (Foto: Fabricio Marques)Ingrid foi recebida pelo presidente Peter Siemsem (Foto: Fabricio Marques)
- Espero um retorno (financeiro) também. Até porque está bem difícil. Os saltos tiveram uma valorização grande nos últimos tempos, com o Saltibum (quadro do programa Caldeirão do Huck), agora Toronto, nossa medalha. Espero que sejamos mais valorizadas pelos patrocinadores, como a natação. Tenho vários amigos que são nadadores e já contam com patrocínio. Ainda lá no Pan, uma pessoa disse que tinha alguém interessado em me patrocinar. Mas ainda não consegui contato. Quando voltar do Mundial vai ser mais tranquilo para ver essas coisas.

Ingrid e a equipe brasileira de saltos ornamentais embarcam nesta sexta-feira para Kazan. O Mundial de Esportes Aquáticos começa no próximo dia 24 de julho. Além dos saltos, serão disputados ainda polo aquático, nado sincronizado, salto de penhasco, maratona aquática e natação.
Ingrid Oliveira Saltos Ornamentais Pan Fluminense (Foto: André Durão)Ingrid Oliveira diz que agora espera retorno financeiro depois da medalha (Foto: André Durão)
UA-102978914-2