[Fechar]

Últimas notícias

Justiça afasta presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis do cargo

Decisão judicial ocorreu após pedido do Gaeco; Câmara já foi notificada.
Segundo o Gaeco, vereador tinha contrato superfaturado com a prefeitura.

Gizele SilvaDo G1 PR
Vereador Julio Makuch foi afastado do cargo (Foto: Divulgação/Câmara)Vereador Julio Makuch foi afastado do cargo
(Foto: Divulgação/Câmara)
Uma decisão judicial afastou o presidente da Câmara Municipal de Prudentópolis, na região central do Paraná, Julio Cesar Makuch (PSD) do cargo. O afastamento ocorreu nesta quinta-feira (23) por prazo indeterminado, segundo a Vara Criminal.
O vereador foi procurado pelo G1, mas não retornou às ligações até a publicação desta matéria. Conforme a Câmara, o afastamento está sendo analisado pelo departamento jurídico.
Segundo o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Vitor Hugo Honesko, o vereador é suspeito de ser sócio de uma empresa de monitoramento eletrônico que tinha contrato com a Prefeitura de Prudentópólis.
De acordo com Honesko, o nome de Makuch não aparece no contrato da empresa de monitoramento. No entanto, ele é considerado “sócio oculto” do empreendimento. O contrato com a prefeitura teve duração de dois anos, conforme o promotor, e causou prejuízo de R$ 370 mil à administração por causa do indício de superfaturamento.
O pedido de afastamento foi feito pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do Gaeco. Conforme Honesko, o Gaeco também cumpriu mandado de busca e apreensão nesta quinta na casa do vereador.

A operação foi deflagrada em fevereiro de 2015 e culminou na
 prisão do ex-prefeito Gilvan Agibert (sem partido), que foi solto por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) após o término do prazo da prisão temporária. 
Agibert teve o mandato cassado pela Câmara Municipal no dia 5 de junho. Ele é suspeito de corrupção passiva, entre outros crimes.Operação Caçamba
Os documentos coletados serão anexados ao inquérito. A operação faz parte da segunda fase da Operação Caçamba.
A Câmara Municipal está em recesso desde o dia 14 de julho, e as sessões retornam no dia 3 de agosto. Conforme o Legislativo, o vice-presidente José Adilson dos Santos (PSC) assumirá o posto de Makuch. Se o afastamento se prolongar, segundo a Câmara, o suplente Osmário Batista (PPS) assume a vaga.
UA-102978914-2