[Fechar]

Últimas notícias

LEC é absolvido em julgamento no STJD

Por dois votos a um, clube foi isentado da acusação de ato racista em jogo em Pelotas; Procuradoria vai recorrer

Marcos Zanutto
Neílson terá diante do Caxias a primeira oportunidade na Série C
O Londrina foi absolvido, por dois votos a um, ontem à noite, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), da CBF, da acusação de ato racista, que teria sido praticado por um torcedor alviceleste na arquibancada do estádio Bento Freitas durante o jogo contra o Brasil, no dia 28 de junho, em Pelotas. O LEC corria o risco de ser multado, além de perder mandos de campo.

O relator da 5ª Comissão Disciplinar, Rodrigo Raposo, e mais um dos auditores votou pela absolvição do alviceleste, enquanto que o terceiro auditor pediu uma multa de R$ 3 mil. A Procuradoria do STJD vai recorrer da decisão ao Pleno.

O advogado do Londrina, Osvaldo Sestário, relatou que os documentos apresentados pela defesa, além de fotos e do testemunho do torcedor acusado pessoalmente no Rio de Janeiro foram determinantes. "Conseguimos mostrar que não houve injúria racial. Que a manifestação foi apenas uma resposta a alguns torcedores que estavam em cima de uma árvore, do lado de fora do estádio. Em nenhum momento a imitação teve um motivo racista e os auditores compreenderam isso", afirmou Sestário.

O LEC havia sido denunciado com base no artigo 243-G, parágrafo 3º do CBJD (Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência).

No mesmo julgamento, o Brasil de Pelotas foi punido com a perda de um mando de campo e multa de R$ 3 mil, em virtude de alguns torcedores terem cuspido no rosto do atacante Patrick, do Londrina, durante o primeiro tempo do confronto do dia 28. O clube gaúcho foi denunciado no artigo 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto). O Brasil vai recorrer da decisão.

Em CAMPO
A delegação do Londrina embarca na manhã deste sábado para Caxias do Sul, onde na segunda-feira, às 20h15, enfrenta o Caxias, no estádio Centenário, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. No treinamento coletivo realizado ontem à tarde, no estádio do Café, o técnico Claudio Tencati escalou Itallo, Bidía e Neílson como novidades em relação ao time que empatou com o Guaratinguetá no último domingo. Itallo será o substituto de Diogo Roque, suspenso com o 3º cartão amarelo. Já Bidía ocupa a vaga que era de Celsinho, que teve o contrato rescindido no início da semana.

No ataque, sem Patrick, que desfalca o time por pelo menos 20 dias, em virtude de uma torção no tornozelo, Neílson será o companheiro de Quirino. Neílson é o único atacante do elenco que ainda não jogou na Série C. O provável time para a partida de segunda terá Vitor; Maicon, Silvio, Dirceu e Allan Vieira; Itallo, Germano, Bidía e Rafael Gava; Quirino e Neílson. 

FONTE - FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2