[Fechar]

Últimas notícias

Liderada por 2 ouros de Isaquias, canoagem soma nove pódios


Usman Khan/AFP
Isaquias Queiroz se despede do Pan de Toronto com duas medalhas de ouro e uma de prata
Toronto - O Brasil conquistou um recorde de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, na canoagem velocidade. Foram duas medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze. "Antes, nossa melhor campanha tinha sido no Pan de 2007, no Rio, e com apenas uma de ouro", afirmou Alvaro Koslowski, chefe de equipe da canoagem.

Isaquias Queiroz brilhou novamente ontem vencendo a prova de C1 200 metros com o tempo de 39s991. Ele deixou para trás por boa margem o canadense Jason McCoombs, campeão mundial júnior de 2010. "O Isaquias ficou com dois ouros e uma prata. Foi o grande destaque de nossa equipe", disse Alvaro.

No quadro geral de medalhas da modalidade no Pan, o Brasil ficou na terceira posição, atrás apenas de Cuba e Canadá, que tiveram uma a mais no total. "O balanço que fazemos é que foi muito bom. Nós nunca tínhamos ficado entre os três países na canoagem e ficamos próximos do Canadá, que é referência mundial. Em todos os aspectos houve superação", comentou Alvaro.

Ontem, quando foram disputadas as provas de 200 metros, Edson Isaías faturou a prata no K1, ficando entre Canadá e Equador. Depois, no K2, ao lado de Hans Heinrich Mallmann, ganhou o bronze, desta vez superado por Argentina e Cuba. "Competi contra quatro finalistas olímpicos no K1 200 metros, um deles, o canadense, que já é medalhista. A vitória é por detalhes, não tem como dizer quem é o favorito. Com esse resultado, a expectativa é muito boa para os Jogos Olímpicos de 2016", afirmou Isaías, festejando as duas medalhas.

Nas provas de 1.000 metros, na segunda-feira, o Brasil havia faturado um bronze no K2 (com Celso Dias e Vagner Souta) e um quinto lugar no K1 (com Celso). O K4 1.000 metros, que também teve Roberto Maehler e Gilvan Bitencourt, ficou com a prata no último domingo.
Paulo Favero
Agência Estado-folha de londrina
UA-102978914-2