[Fechar]

Últimas notícias

Londrinense é campeão brasileiro de atletismo

Anderson Cordeiro venceu a prova dos 400 m; revelação deixou Londrina no fim de 2014 e hoje treina em São Paulo

Arquivo FOLHA
Anderson Cordeiro tem como próxima meta conseguir vaga no Mundial Juvenil de 2016
O londrinense Anderson Cordeiro, de 18 anos, venceu a prova dos 400 metros no Campeonato Brasileiro Juvenil Interseleções, disputado no fim de semana, em São Bernardo do Campo-SP. Cordeiro foi revelado pela equipe de atletismo de Londrina e hoje defende a Brasil FC/Fupes, de Santos-SP.

O velocista é uma das grandes revelações do atletismo brasileiro e esperança do país para futuras competições. Ainda em Londrina, Anderson foi campeão sul-americano e 7º colocado nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014. Este ano, além do título no Brasileiro, terminou com a medalha de prata no Sul-Americano, disputado no Equador.

O londrinense ficou satisfeito com a conquista no sábado, já que conseguiu repetir tanto na semi quanto na final o tempo de 47s10, sua melhor marca no ano. Até então, seu melhor tempo na temporada era 47s19. "Fiquei feliz pelo título e ao mesmo tempo triste por não ter conseguido o índice para o Pan-Americano", frisou. O índice para a competição intercontinental, que será disputada no fim do mês no Canadá, era 46s57. "Tinha condições de ter baixado meu tempo, mas como estava muito frio e choveu antes da final, a pista ficou pesada e isso dificultou o desempenho".

Anderson tem vaga garantida para o Pan-Americano na equipe brasileira que vai disputar o revezamento 4x400, mas ainda aguarda uma posicionamento oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) se os times dos revezamentos serão levados para o Canadá.

CRESCIMENTO
Os resultados obtidos por Anderson Cordeiro em 2014 fizeram com que algumas equipes lhe procurassem no final do ano. Além de propostas vantajosas financeiramente, ele não tinha garantia de recursos para seguir em Londrina. Por isso, decidiu sair.

Cordeiro ressaltou que a adaptação tem sido muito boa na nova equipe e que a preparação tem colaborado em muito para os seu crescimento nas pistas. "Achei que teria um pouco mais dificuldade para me adaptar, já que os treinos são muito diferentes. Mas, tenho melhorado bastante, até mesmo nos 200 metros, onde consegui abaixar minha marca", apontou o garoto, que treina no Centro Olímpico de São Paulo e é comandado pelo ex-corredor Sanderlei Parrela, também treinador da seleção brasileira. "A meta agora é conseguir vaga no Mundial Juvenil de 2016", ressaltou.

"O Anderson já era uma realidade aqui, com resultados expressivos, e tem tudo para continuar se destacando e confirmar as apostas no seu potencial", relatou Gilberto Miranda, técnico da equipe de atletismo de Londrina.

Outro atleta revelado pelo atletismo de Londrina, Welington Silva Morais, de 18 anos, também conquistou o título brasileiro juvenil, na prova do arremesso de peso. Atualmente na equipe do Pinheiros (SP), Morais venceu com a marca de 19m02.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local-folha de londrina
UA-102978914-2