[Fechar]

Últimas notícias

Londrinenses entre favoritos no Brasileiro de Taekwondo

Quatro atletas da cidade integram a seleção brasileira de menores e lutam pelo título do Nacional, que começa amanhã no Moringão

Lis Sayuri
Maria Isabelly e Lucca Iwama contarão com o apoio da torcida para conquistar o título brasileiro
Quatro londrinenses, integrantes da seleção brasileira, estão entre os favoritos na disputa do Campeonato Brasileiro Menores de taekwondo, que começa amanhã e prossegue até domingo, no ginásio de esportes Moringão, em Londrina. A mais importante competição do país vai reunir 500 atletas de vários estados brasileiros e vale pontos para o ranking nacional.

Vinícius Brunini, categoria até 63 quilos, Lucca Iwama, até 51, Maria Isabelly Pereira e Ana Paula Morais, até 59, treinam na academia Madureira e vão representar o Paraná na competição. "Eles têm chances reais de título. No Estadual, eles sobraram e venceram com facilidade", frisou o técnico da equipes juvenil (15 a 17 anos) e sub-21 da academia, Diogo Freire, que terá ainda outros 11 atletas no Brasileiro.

Brunini, de 17 anos, vai disputar o juvenil e também o sub-21. Atual campeão brasileiro, o atleta quer usar o Nacional como preparação para o Pan-Americano Juvenil, no mês de setembro, no México. "Vou lutar em uma categoria acima para adquirir experiência e treinar para o Pan. Como sou o atual campeão, passo a ser o mais visado. A disputa será difícil, mas estou bem preparado", garantiu o titular da seleção brasileira juvenil.

Quem também vai para a competição intercontinental é Maria Isabelly, de 16. Praticante de taekwondo há oito anos, a atleta se diz bem preparada para o Brasileiro, apesar da ansiedade. "Acho que o fato de lutar em Londrina me deixa um pouco ansiosa. Mas, a meta é buscar o primeiro lugar", apontou Isabelly, que garantiu vaga na seleção brasileira após disputar a seletiva aberta no início deste ano.

Lucca Iwama, de 16 anos, foi campeão brasileiro cadete em 2013 e quinto colocado em 2014, no seu primeiro ano entre os juvenis. Agora mais experiente, ele espera terminar em primeiro novamente para acumular pontos para o ranking. "O nervosismo já não atrapalha tanto. A meta é pontuar bem no ranking para tentar chegar à seleção A no próximo ano, já que o titular da seleção subiu de peso e com isso abre-se uma chance", contou o londrinense, que nesta temporada é o reserva na seleção brasileira.

A mais nova do grupo, Ana Paula, de 13, é a titular da seleção na categoria cadete (12 a 14 anos) e quer melhorar a sua performance no Brasileiro, onde foi terceira colocada em 2014. "Treinei forte e vou brigar pelo título, apesar da força das concorrentes. A meta é fechar o ano bem e seguir na seleção em 2016", ressaltou.

O primeiro colocado do Brasileiro acumula 20 pontos para o ranking nacional, enquanto que o segundo e o terceiro somam 12 e 7, respectivamente. No final da temporada, os três primeiros colocados do ranking disputam as duas vagas para integrar a seleção brasileira no ano seguinte.

"Todos desta nossa equipe disputaram a seletiva para integrar a seleção juvenil. Apostamos que todos vão voltar com medalha do Brasileiro e que pelo menos 50% seja de ouro", apontou o técnico Diogo Freire. 

FONTE - FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2