[Fechar]

Últimas notícias

Norte Pioneiro deve ganhar três unidades do IML

Norte Pioneiro deve ganhar três unidades do IML

Antônio de Picolli/Divulgação
Chefe do IML de Jacarezinho, Rafael de Oliveira, apontou a aquisição da câmara fria como mais um avanço para o atendimento na região
Jacarezinho - O chefe administrativo do Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho, Rafael Brito de Oliveira, pretende instalar ainda este ano, outras três unidades do órgão no Norte Pioneiro. Uma reunião agendada para o fim deste mês pode definir o início dos trabalhos em Wenceslau Braz, Ibaiti e Santo Antônio da Platina.

O assunto já foi discutido com os prefeitos dos três municípios, porém, ainda é preciso definir o atendimento à população das cidades vizinhas. "Já está praticamente tudo acertado para a instalação das unidades nos três municípios. A medida irá desafogar os serviços que hoje são centralizados no órgão em Jacarezinho. No entanto, ainda é preciso definir a participação financeira das cidades vizinhas nas despesas com médico e estrutura física para o funcionamento das unidades. Outras despesas como transporte e insumos básicos, por exemplo, ficarão por conta do governo estadual", explica o chefe administrativo.

As unidades terão autonomia para realizar exames de lesão corporal, conjunção carnal e necropsia. No entanto, os laudos serão emitidos somente pelo órgão em Jacarezinho. O custo mensal, aproximado, de cada unidade será de R$ 20 mil e poderá ser fracionado em cotas aos municípios.

CÂMARA FRIA
Desde o início deste mês, corpos sem identificação já podem ser mantidos em uma câmara fria instalada no Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho. Até então, o material genético das vítimas era recolhido para exames de DNA e os corpos sepultados.

"É uma aquisição importante para a região. Agora os cadáveres poderão ser mantidos por tempo indeterminado na câmara fria até que sejam identificados. Não tínhamos alternativa a não ser o confronto genético através do material recolhido dos corpos. Em muitos casos foi necessária a exumação. É um equipamento moderno, que oferece mais condições de trabalho aos profissionais do órgão", avalia Oliveira.
Luiz Guilherme Bannwart
Especial para a FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2