[Fechar]

Últimas notícias

Novo Wi-Fi permite conexão entre dispositivos mesmo sem internet

A Wi-Fi Alliance, organização comercial sem fins lucrativos que inclui Apple, Microsoft, Intel e outras potências da tecnologia, lançou uma nova plataforma após três meses de pesquisas. O padrão de comunicação, denominado Aware, permite que dispositivos geograficamente próximos, como smartphones e tablets, troquem informações entre si sem a necessidade de internet. É algo similar ao Bluetooth e ao NFC, mas que funciona de maneira otimizada. Ou seja, as informações disponíveis são previamente estabelecidas de acordo com o perfil do usuário. As informações são do UOL Tecnologia

Reprodução
Reprodução


O novo dispositivo promete estar constantemente ciente de tudo nas proximidades, mas só se conectar a fontes de informação relevantes. O objetivo é fazer com que pessoas que estejam em uma região próxima possam se localizar e usar isso para compartilhar arquivos, descobrir novos serviços, disputar partidas de jogos multiplayer, entre outras ações. 

O Wi-Fi Aware vai estudar o perfil do usuário a partir do histórico de acessos na rede para personalizar os serviços. Se você interage muito com a página de uma loja no Facebook, por exemplo, o dispositivo pode emitir alertas quando estiver próximo do estabelecimento físico dela. Além desse recurso, que poderá ser desabilitado nas configurações, há inúmeras outras aplicações possíveis, que dependem da criação de apps para o sistema. 

A expectativa é de que as redes sociais, tais como Facebook e LinkedIn, lancem aplicações com Wi-Fi Aware antes do final do ano. (com informações do UOL Tecnologia)

fonte - site bonde
UA-102978914-2