[Fechar]

Últimas notícias

Região ganha ferramentas para fortalecer polo de TI

Campanha Londrina Cidade Genial passa a contar com vídeo institucional, blog e site para destacar vantagens e diferenciais locais e atrair empresas

Saulo Ohara
Região tem inteligência e capacidade de produção em TIC, mas precisa comunicar o conceito para o mundo, diz Luís Carlos de Albuquerque, presidente do APL de Software
 
Londrina ganhou ontem um vídeo institucional, um blog e um site oficiais para a encorpar a campanha Londrina Cidade Genial, que visa consolidar entre empresários e sociedade em geral a região como polo desenvolvedor em tecnologia da informação e comunicação (TIC). O plano de ação mostra as vantagens e o histórico de rápido crescimento da cidade desde a fundação, com destaque para vantagens em certificações, capacitação de mão de obra ou mesmo na legislação municipal, para a instalação e desenvolvimento de novos empreendimentos do segmento. O evento que marcou o lançamento foi na sede do Sebrae/PR em Londrina.

A campanha mostra a cidade como a primeira do Estado a regulamentar o Imposto Sobre Serviços (ISS) Tecnológico, que oferece facilidades para a criação de propostas do tipo na região e a implantação do único Instituto Senai de Tecnologia (IST) no País, que deve dar origem a uma faculdade tecnológica, que já presta serviços de desenvolvimento no segmento e que custou R$ 10 milhões. Ainda, a região tem 17 universidades com cursos que envolvem TIC, nove centros formadores de mão de obra, mais de 1,1 mil empresas e metade das certificações concedidas em todo o Estado.

A indústria da TIC foi tema da quarta edição do EncontrosFolha, promovido pelo Grupo Folha, realizado no último dia 26 de junho. O presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, Luís Carlos de Albuquerque Silva, afirmou, em apresentação, que o evento é um documento que mostra o movimento de desenvolvimento vivido pela cidade.

Silva disse que a região, que envolve um cinturão de nove municípios entre Apucarana e Cornélio Procópio, tem inteligência e capacidade de produção em TIC, mas precisa comunicar o conceito para o País e o mundo. "Existe um momento em que nosso setor precisa mostrar para a sociedade a nossa capacidade e, dentro dos conceitos atuais, precisávamos de um site, do blog e do vídeo institucional, com uma marca que consolide tudo isso", afirmou.

Assim, ele acredita que será possível atrair empresas de fora para que se instalem na região, criar novos postos de trabalho e fortalecer o Produto Interno Bruto (PIB) local. "O TIC, pela internet, facilita isso, porque nada impede que eu ganhe dinheiro em São Paulo e viva em Londrina", disse.

Consultor do Sebrae da Regional Norte, Fabrício Pires Bianchi afirmou que a campanha servirá para atingir potenciais clientes, indústrias e a comunidade em geral. "Acaba por consolidar toda uma estrutura que já existe hoje, de instituições de ensino superior, de institutos como o Senai Tecnologia, de empresas de TIC, e em fazer com que a região se fortaleça como uma produtora de softwares de qualidade para o Brasil e para o Mundo e para desenvolver novos negócios."

Bianchi citou ainda o Programa Municipal de Incentivo à Inovação (Promin), lançado pela Prefeitura em maio e que foi encaminhado para a Câmara de Vereadores para virar lei. O objetivo é dar apoio financeiro a projetos de inovação tecnológica e científica. "Os principais desdobramentos serão o surgimento de novos negócios, o fortalecimento dos já existentes e a geração de emprego e renda."

Também um dos apoiadores do projeto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Valter Orsi, lembrou que a entidade alterou o próprio estatuto na última terça-feira, para incluir mais uma cadeira na diretoria, reservada para ciência e tecnologia. "Um de vocês vai enriquecer a nossa diretoria a partir da próxima gestão, tamanha a importância desse setor dentro da cidade."
Fábio Galiotto
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2