[Fechar]

Últimas notícias

Sem terra invadem quatro fazendas no norte do Paraná

Um grupo de 120 famílias sem terra invadiu quatro fazendas canavieiras pertencentes ao Grupo Atalla, na manhã de sábado, em Centenário do Sul (Norte). Eles usaram como base a Fazenda Tabapuã, ocupada desde 2009, para entrar em outras três fazendas vizinhas: Promissão, São José e Cachoeira. De acordo com o grupo Atalla, do total de mais 3,4 mil hectares de cana-de-açúcar plantados nas quatro áreas, cerca de 2 mil foram destruídos e os prejuízos já ultrapassam os R$ 10,5 milhões. 

De acordo com a porta-voz do 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia, tenente Janine Luana Oliveira Luz, as primeiras equipes se deslocaram à região por volta das 9 horas. Diante da orientação, os policiais apenas acompanharam a movimentação no aguardo de uma decisão judicial. Segundo a tenente, os policiais não tiveram acesso a toda área pelo terreno ser de difícil trânsito. 

Lis Sayuri/Equipe Folha
Lis Sayuri/Equipe Folha


O baixo campo de visão impediu uma contagem precisa, mas a PM estima que 300 pessoas estejam concentradas na Fazenda Tabapuã, o dobro do contingente anterior da mais recente invasão. Os policiais também conseguiram contar 15 tratores usados na derrubada da cana. "Os policiais preferiram evitar a aproximação diante do clima de baixa receptividade. Depois de um tempo, um homem informou que o grupo fazia parte do Movimento Dois de Dezembro", contou. 

A reportagem tentou contato mas não encontrou dados sobre representantes do movimento. A diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) informou desconhecer o movimento e disse que os invasores não têm ligação com a Fetaep, braço da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) no Estado. A Fetaep reafirmou que não apoia as ocupações, pois defende um processo de reforma agrária organizado. 

Dívida 

Segundo a assessoria do Grupo Atalla, havia uma expectativa de que a Comarca Judiciária de Centenário do Sul expedisse o mandado de reintegração de posse das fazendas até a manhã de hoje (21). Até o início da noite de ontem não houve nenhuma novidade no fórum em relação ao caso. A Fazenda Tabapuã é a maior das quatro, com 2.463 hectares, seguida pela Cachoeira, com 964 hectares; São José (505) e Promissão (251). O Grupo Atalla tem 14 fazendas ocupadas na região. As propriedades são visadas pois, segundo o Incra, o Grupo Atalla deveria mais de R$ 500 milhões à União e as terras como forma de pagamento poderiam abrigar as famílias sem terra da região. 

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconhece atualmente que há cerca de 6,3 mil famílias em 102 acampamentos no Paraná. Segundo o órgão, são acampamentos em áreas em processo de aquisição, áreas de litígio e às margens de rodovias. A política de reforma agrária para abrigar estas famílias enfrenta um desafio no Paraná: a falta de áreas improdutivas para desapropriação. O Incra tem 50 áreas a serem adquiridas e em diversos estágios de desapropriação ou compra. Conforme Guedes, são 80 mil hectares em todo o Estado, que teriam capacidade para assentar 4 mil famílias.

FONTE - BONDE
UA-102978914-2