[Fechar]

Últimas notícias

Suspeito de fraudar compra de remédios, prefeito é preso no Paraná

O prefeito de Ibema (Oeste do Paraná), Antonio Borges Rabel (DEM), foi preso na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A prisão ocorreu dentro da segunda fase da Operação Panaceia, realizada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel, para investigar um esquema de associação criminosa para a promoção de fraudes a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e receptação. Durante a ação da manhã desta segunda-feira, foram cumpridos ainda dois mandados de busca e apreensão, sendo um no gabinete e outro na residência do prefeito. 

Reprodução
Reprodução


Segundo as investigações do Gaeco, empresas distribuidoras de remédios, em conluio com servidores públicos municipais, estariam superfaturando os valores e a quantidade de medicamentos e produtos médicos hospitalares adquiridos pelo Município. Além disso, estariam sendo fornecidos à população remédios com prazo de validade vencido ou na iminência de vencer. Há indícios ainda de fraude em procedimentos licitatórios. 

Outras prisões – Na primeira fase da Operação Panaceia, desencadeada em 19 de junho, o MP-PR cumpriu mandados de prisão preventiva dos secretários municipais de Saúde e de Administração e de uma servidora da prefeitura de Ibema, além de três empresários de Cascavel. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na prefeitura de Ibema, em residências de servidores e empresários, farmácias, hospital e posto de saúde. 

Na ocasião também foram apreendidos computadores, documentos, medicamentos, R$ 26 mil em dinheiro e R$ 30 mil em cheques. O Juízo Criminal de Catanduvas também determinou, à época, o bloqueio de bens imóveis, veículos e contas bancárias dos investigados.
UA-102978914-2