[Fechar]

Últimas notícias

TCE-PR multa ex-prefeito que usou nº do partido nas placas da frota oficial

Onze carros foram emplacados com o número do partido do ex-prefeito.
Segundo o tribunal, situação configurou promoção pessoal e partidária.

Do G1 PR
Carros foram emplacados com a sequência 4545, mas placas já foram trocadas (Foto: Reprodução/RPC)Carros foram emplacados com a sequência 4545;
placas já foram trocadas (Foto: Reprodução/RPC)
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) condenou o ex-prefeito de Candói, na região central do Paraná, Elias Farah Neto, ao pagamento de multa de R$ 1,4 mil por promoção partidária.
Onze carros da prefeitura foram emplacados com o número 45, que é o mesmo do partido político do ex-prefeito, o PSDB.
A condenação foi divulgada nesta terça-feira (28) pelo tribunal, porém o julgamento foi no início de julho. Segundo o TCE-PR, a sequência 4545 nas placas da frota oficial fazia referência ao partido político do ex-gestor. O ato configurou promoção pessoal e partidária, segundo o tribunal.
O emplacamento foi feito em 2011 e custou R$ 550 devido à escolha dos números. Na época, a Câmara Municipal enviou representação contra o prefeito ao TCE-PR, enquanto o Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou ação civil pública. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) impôs a substituição das placas. O emplacamento foi refeito no mesmo ano, e os custos foram pagos pelo ex-prefeito.
O ex-prefeito disse ao G1 que a colocação dos números do partido nas placas dos carros oficiais foi “um cochilo” da equipe de governo. “Eu devolvi o dinheiro pago com o emplacamento. Não houve nenhum tipo de prejuízo ao município”, afirmou. Ainda segundo Neto, a multa do TCE-PR será paga. “Vou recolher, assim sepulta esse assunto”, afirmou.
UA-102978914-2