[Fechar]

Últimas notícias

Thiago Pereira sonha com recordes no Pan-Americano

Nadador está a uma medalha de se tornar o maior medalhista brasileiro na história da competição

Toronto - Thiago Pereira está a uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de superar Gustavo Borges como maior medalhista brasileiro, a cinco de se tornar o maior medalhista da história do evento e a sete ouros de chegar à glória máxima de maior vencedor de todos os tempos. Ele deverá disputar oito provas no Canadá e está entre os favoritos para pódio em todas elas. Mesmo assim, o nadador procurou demonstrar cautela nesta quinta-feira.

"Os recordes são emocionantes, é meu sonho, seria maravilhoso (batê-los). Mas eu sei das dificuldades que vai ser", afirmou Thiago, na área internacional da Vila dos Atletas. "É um sonho. Difícil é, mas é uma competição e tudo pode acontecer. Vou estar superbem, estou superconfiante."

Apesar de não esconder o sonho de bater os recordes - esse, aliás, foi um dos motivos que levaram o nadador a participar da competição, num momento em que alguns dos principais atletas de ponta preferiram se preservar para o Mundial de Kazan -, Thiago diz que está mais preocupado com cada prova, e não com o total delas.

"Meu grande objetivo no Pan, como em todas as competições que tive na carreira, é pensar o dia após dia", disse. "Vou viver cada momento na sua hora. Antes de brigar pelas medalhas tem a eliminatória para estar na final, então é um passo de cada vez. Algumas provas, se der, vou dosar na parte da manhã (classificação). Tem que ser bem pensado durante a semana. A questão do recorde a gente tem que deixar rolar."

O nadador lembrou ainda que as provas deste ano serão disputadas em um espaço de tempo menor do que em outras edições dos Jogos, o que diminui o período de descanso. Mesmo assim, procurou não demonstrar muita preocupação.

"Dificulta um pouco porque acaba acumulando um pouco mais as provas, mas tem um lado bom também. No Rio (em 2007) a gente teve semifinal, então foi bem mais longa e bem mais difícil. Em Guadalajara (2011) teve a altitude, então foi outro fator. E agora diminuiu os dias, mas pelo meu cronograma não está tão tenso assim."

PORTA-BANDEIRA
Principal estrela do Brasil no Pan, Thiago Pereira chegou ontem à Vila dos Atletas e, num gesto simbólico, recebeu do Comitê Olímpico do Brasil (COB) a bandeira nacional. Ele foi escolhido o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos, que acontece hoje às 21 horas (de Brasília).

"É um baita de um reconhecimento, fiquei muito feliz. Acho que não tem maior honra para um atleta nacional do que carregar a própria bandeira do seu país numa competição de tremenda importância como os Jogos Pan-Americanos. Eu me senti muito honrado", comentou o nadador, que é dono de 18 medalhas na história da competição, sendo 12 delas de ouro.

"Na hora que recebi o convite foi uma baita de uma emoção. Começa a vir flashes do passado, como tudo começou, como minha carreira começou. Tive a oportunidade de disputar um Pan no Brasil, tenho a oportunidade de no ano que vem estar nadando uma Olimpíada em casa. Posso dizer que estou bastante feliz por tudo o que aconteceu dentro da minha carreira, sei que tem muita coisa ainda pra acontecer, mas é uma felicidade imensa", afirmou Thiago.
Marcio Dolzan
Agência Estado-folha de londrina
UA-102978914-2