[Fechar]

Últimas notícias

Água com mais qualidade em Jaguariaíva

Jaguariaíva – A instalação de um novo filtro para processamento da água na Estação de Tratamento Três Bocas já está permitindo o fornecimento de água com mais qualidade para mais de 4 mil famílias em Jaguariaíva. O equipamento, adquirido com recursos próprios do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está entre os mais modernos disponíveis no mercado e exigiu investimento de R$ 302.706. O serviço, que entrou em funcionamento na última semana, atende aos moradores do bairros Vila Pinheiro, Santa Cecília, Vila Kennedy, Boa Vista e Primavera I, II e III.

O início das atividades do novo sistema foi acompanhado pelo prefeito José Sloboda, o diretor-presidente de Samae, Reginaldo Cheirubim, e autoridades municipais que comemoraram as melhorias. Cheirubim destacou que a economia de recursos públicos feita pelo órgão permitiu a realização dos serviços, atendendo ainda a uma demanda antiga da população, além de exigências do Ministério da Saúde, por meio da portaria 2914, de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Conforme técnicos do Samae, com o novo filtro o tratamento hídrico realizado na unidade Três Bocas foi complementado, reduzindo ocasionais situações de turbidez da água.

Localizada na Rua Cascavel, fundos do bairro Primavera II, a ETA Três Bocas capta água por gravidade do Rio Três Bocas, com uma vazão de 25 litros por segundo. O laboratório da unidade realiza vários tipos de análises da água, como a de Ph, residual de cloro, turbidez, cor, odor, alcalinidade, gás carbônico livre, dureza e ferro total, residual de alumínio, oxigênio consumido em meio ácido, demanda química de oxigênio, cloretos e fluoretos. A estação de tratamento também possui tanques nos quais são dosados os produtos adicionados à água e um reservatório de contato, para armazenagem da água antes da distribuição ao compartimento em que recebe os produtos químicos.
Reportagem Local-FOLHA DE LONDRINA
UA-102978914-2