[Fechar]

Últimas notícias

Audiência Pública define cursos profissionalizantes no CEEP de Bandeirantes

Bandeirantes – Enfermagem, Alimentos, Mecatrônica e Eletroeletrônica serão os cursos técnicos oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professor Ozório Gonçalves Nogueira", em Bandeirantes, a partir do ano que vem. A definição das formações ocorreu durante uma audiência pública organizada pela diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Campos. Participação do encontro educadores, empresários, lideranças e prefeitos dos municípios que as associações do Norte e do Norte Pioneiro (Amunop e Amunorpi).

O CEEP de Bandeirantes, conforme Fabiana, deverá atender 1.200 alunos dos municípios que integram os núcleos regionais de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti e Jacarezinho. Segundo ela, a escola visa à capacitação dos jovens da região para que possam atender à demanda profissional de acordo com a vocação da região. O diretor da unidade é Mauro Fabian.

Para o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva (PDT), o CEEP consolida o município como polo educacional, juntamente com os cursos técnicos oferecidos em outras escolas públicas e as graduações das universidades ali instaladas.

Fabiana Campos informa que o próximo passo será a aquisição de equipamentos para estruturar os laboratórios e salas de aula. Celso Silva lembra que, com a anuência da diretoria da Cooperativa da Agricultura Familiar (Copafi), uma cozinha industrial foi instalada no CEEP, em sistema de cessão, para uso dos alunos do curso técnico em Alimentos. "Os agricultores familiares poderão usufruir de melhor infraestrutura, bem como de cursos de capacitação e treinamentos no setor de alimentos", argumenta.

As matrículas para o CEEP devem ser abertas ainda este ano, com previsão de início das aulas no primeiro semestre de 2016. Como a escola é regional, deverá absorver alunos das cidades da região. Além da unidade de Bandeirantes, o Norte Pioneiro possui escolas profissionalizantes em Ibaiti e Assaí, todas já operando no ensino técnico de segundo grau.
Marcos André de Brito
Especial para a FOLHA
UA-102978914-2